
O tributarista Paulo Eurico Paz Tatsch Junior é o novo membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Ele tomou posse na Casa de Montezuma durante a sessão plenária desta quarta-feira (24/7), que foi conduzida pelo presidente nacional da entidade, Sydney Limeira Sanches. Em seu discurso, o empossado destacou que ingressar no IAB não é apenas um marco pessoal, mas também um compromisso com o aprimoramento do Direito. “Fazer parte desta instituição que ao longo da história sempre foi ativa na defesa da democracia é um privilégio enorme”, disse ele.
Dando boas-vindas ao advogado, Sanches sublinhou que a posse de novos associados é sempre um motivo de felicidade e emoção para todos da Casa de Montezuma. Ele elogiou ainda a capacidade técnica de Paulo Eurico, que irá compartilhar sua experiência profissional com a Comissão de Direito Financeiro e Tributário. “A Comissão certamente está ganhando um grande reforço. E ele também ficará satisfeito com as atividades desse grupo e com a alta qualidade dos seus membros”, afirmou o presidente.
Paulo Eurico foi indicado ao IAB pelo presidente da Comissão de Direito Constitucional, Miro Teixeira, e pela ex-presidente da entidade e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, que não pôde comparecer à sessão.
Saudando o novo consócio, Miro Teixeira destacou que Paulo Eurico tem uma grande bagagem acadêmica: ele possui duas graduações, uma em Direito e a outra em Relações Internacionais, além de estar cursando o mestrado em Direito Tributário pela Universidade do Minho, em Portugal. O indicante também fez elogios ao trabalho e ao temperamento do novo membro do Instituto: “Ele sempre procura pacificar as coisas e tem uma personalidade conciliadora, sem perder a virtude da garra que um advogado precisa exibir na defesa de suas causas”.
Homenagem – No início da sessão plenária, o presidente do IAB lamentou a morte, aos 104 anos, do consócio mais longevo da entidade, Hermano de Villemor Amaral Filho, que partiu na última quinta-feira (18/07). Sanches lembrou que, na ocasião, o Instituto decretou luto oficial de três dias e prestou condolências à família. Durante a solenidade, os consócios fizeram um minuto de silêncio em memória do advogado.