
“O Brasil precisa mais do que nunca de ter as suas instituições absolutamente preservadas. Aqui no Instituto temos a possibilidade de fazer uma resistência, para manter a democracia.” A afirmação foi feita pelo advogado criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, ao tomar posse como membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nesta quarta-feira (6/7), na sessão plenária conduzida pelo presidente nacional, Sydney Sanches, que o indicou ao Instituto junto com a ex-presidente Rita Cortez.
Kakay é um dos três novos membros efetivos indicados por Rita Cortez que tomaram posse na mesma sessão plenária em que ela teve seu retrato inaugurado na Galeria dos Ex-Presidentes. Os outros dois empossados foram os advogados trabalhistas Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho e Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte, indicado também pela consócia Maria Cristina Capanema Thomaz Belmonte. “São três novos membros da advocacia que muito honram o Estado democrático de Direito”, afirmou o presidente do IAB.

Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay
Rita Cortez saudou os três indicados, começando por Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho: “Independentemente do seu conhecimento do Direito do Trabalho, Zaíra vem trazer a experiência de quem milita fora do eixo da Capital, o que é muito importante”. Sobre Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte, a ex-presidente do IAB lembrou-se de outras pessoas da família que são membros do IAB, entre elas o ministro Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho, e acrescentou: “Pedro Ivo vem para fazer parte desse corpo de associados com o seu conhecimento técnico e com a sua disposição de trazer grandes temas a debate”.

Rita Cortez
Pessoa multifacetada – Rita Cortez definiu Kakay como “uma pessoa multifacetada”. Segundo ela, o criminalista “representa exatamente o papel que o advogado tem que cumprir neste momento de tantas dificuldades e retrocessos”. A ex-presidente acrescentou: “O seu pensamento vai muito além do Direito, título de uma obra sua em que você diz o que precisa ser dito, que o advogado não pode ficar calado, não pode ser omisso com o que acontece hoje no Brasil”.
Em sua primeira manifestação na tribuna do IAB, Kakay, que fará parte da Comissão de Direito Penal, afirmou: “O Direito só tem realmente sentido se for para fazer justiça social, para diminuir as desigualdades sociais”. Sobre sua trajetória, ele disse: “O que a advocacia me deu de melhor, nesses 40 anos, foi a possibilidade de ter voz, de participar de debates, principalmente quando o Brasil passa por um momento de fragilidade das suas instituições A importância do advogado nessa hora é de poder fazer uma resistência tendo voz, e, fazendo parte do Instituto, terei mais possibilidade de ter voz e de ser ouvido.”

Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho
Zaíra da Conceição Sardinha Vitor de Carvalho e Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte farão parte da Comissão de Direito do Trabalho. A primeira disse que se tornou advogada inspirada na mãe, Jandira Sardinha, ativa advogada militante na Justiça do Trabalho. “Integrar o IAB é motivo de honra, de reconhecimento e, acima de tudo, de responsabilidade, porque não existe caminho melhor que o coletivo”, afirmou Zaíra Carvalho.

Pedro Ivo Leão Ribeiro Agra Belmonte
Pedro Ivo Belmonte disse: “Além de estar especialmente orgulhoso, me sinto também na obrigação de tentar manter o alto nível existente aqui”. Ele assumiu o compromisso de “trabalhar em prol da cultura jurídica brasileira, naquilo que tiver capacidade para contribuir”, e concluiu: “Nesses tempos difíceis e conturbados, o que muda o mundo é o debate jurídico, sem radicalismos e sem preconceitos”.