Durante a Sessão do Conselho Pleno da OAB realizada nesta terça-feira (18/11), foi assinado junto à Escola Superior de Advocacia (ESA) Nacional um convênio de cooperação técnica e científica com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O documento foi firmado em Brasília (DF) pela presidente nacional da Casa de Montezuma, Rita Cortez, e pelo diretor-geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga.
O acordo estabelece ações conjuntas para o compartilhamento de cursos internos, desenvolvimento de atividades acadêmico-profissionais, produção de material didático e de pesquisa, coedição de publicações, realização de eventos de formação, além da promoção de projetos de pesquisa, ensino e extensão de interesse comum. O convênio também prevê colaboração mútua na convocação de atividades, troca de insumos, participação conjunta em seminários e conferências e intercâmbio de informações e bases de dados.

Da esq. para a dir., Gedeon Pitaluga e Rita Cortez
Para Rita Cortez, o convênio reforça a histórica relação entre o IAB e a Ordem – entidades que têm suas histórias entrelaçadas desde a fundação da OAB. “Temos uma vocação de propagar cultura e educação jurídica, onde passamos valores da advocacia. É mais do que uma honra, é uma alegria firmar esse termo de cooperação”, disse a advogada. Ela citou que a Escola Superior do IAB (Esiab) está dando seus primeiros passos e vai aprender muito com a ESA.
Na sessão, que foi conduzida pelo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, Gedeon Pitaluga destacou o significado institucional da parceria. “Temos a honra de convidar o IAB para assinar esse termo, rendendo todas as homenagens e reconhecimento da história da entidade. Estamos à disposição de vocês para que continuemos juntos trabalhando pela advocacia e pela defesa da cidadania brasileira”, afirmou ele, que preside a OAB/TO.
A assinatura do convênio se deu a partir de esforços articulados pela 2ª vice-presidente do IAB, Ana Amélia Menna Barreto.