Gestão Rita Cortez

2025/2028

Instituto dos Advogados marca presença na abertura do VI Congresso Ítalo-Luso-Brasileiro de Direito, em Roma

Da esq. para a dir., Renato Mosca, Rita Cortez, André Malcher Meira e Camila Cascudo

A participação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no debate internacional do mundo jurídico teve destaque na abertura do VI Congresso Ítalo-Luso-Brasileiro de Direito, realizado em Roma (Itália) nesta segunda-feira (22/9), com a presença de associados da entidade e da presidente nacional, Rita Cortez. O Instituto Silvio Meira (ISM) organizou o congresso, em parceria com outras instituições, dentre elas o IAB.

Em sua fala, a presidente do IAB ressaltou a importância da presença da entidade no diálogo internacional sobre o Direito. André Meira destacou a felicidade de ver a Casa de Montezuma, pela primeira vez, sendo co-realizadora de um congresso do ISM, fazendo a ponte cultural jurídica entre o Brasil e a Europa. “Para nós, do Instituto Silvio Meira, é uma honra e um orgulho contar com a comitiva do IAB”, disse ele.

O evento contou com a participação de magistrados, juristas e especialistas do Brasil, da Itália e de Portugal para debater temas atuais do Direito. A edição deste ano tem como temática central Os novos desafios do Direito de Família e prevê uma homenagem ao sociólogo, advogado e escritor Luís da Câmara Cascudo, intelectual do Rio Grande do Norte.

Na mesa de abertura estavam Rita Cortez, o presidente do ISM, André Malcher Meira, o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, e a presidente da Academia Potiguar de Direito (APD), Camila Cascudo, neta do homenageado. Entre os membros do IAB presentes no encontro, que se estende até esta terça-feira (23/9), estão o diretor de Comunicação, Marcus Vinicius Cordeiro, as representantes do IAB no Pará, no Tocantins e no Maranhão, Paula Frassinetti, Jéssica Painkow e Maria da Glória Aquino, respectivamente, a presidente da Comissão de História, Sociologia e Antropologia do Direito, Bruna Martins, e os consócios Monica Alexandre, Mário Aufiero e Antonio Jose de Mattos Neto.

Neta de Luís da Câmara Cascudo, Camila Cascudo fez a conferência de abertura do evento, com o tema Etnografia jurídica e os possíveis diálogos na obra de Câmara Cascudo. Ela abordou a contribuição do homenageado para a cultura brasileira, sobretudo destacando o conhecimento do avô a respeito do folclore e dos costumes nacionais.

Já Renato Mosca usou sua fala para chamar atenção para a importância dos temas que são o centro do debate no congresso, ressaltando o combate à violência contra a mulher, a alienação parental e questões que coloquem em risco a vida de crianças e mulheres. Ele também ofereceu a Embaixada do Brasil para ser a sede do próximo encontro que será realizado no ano que vem.

No segundo dia de evento, as palestras abordarão temas como o impacto da violência doméstica no Direito de Família; os desafios familiares diante do crescimento da inteligência artificial; o Direito do Trabalho e suas implicações nas relações familiares; a permanência da mulher no mercado de trabalho, entre outros.

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB

Live