Gestão Rita Cortez

2025/2028

Representante do IAB no Rio Grande do Sul prestigia posse de novas desembargadoras do TJRS

Da esa. para a dir., Claudia Lima Marques e Kalin Rodrigues

A posse da advogada Claudia Lima Marques e da procuradora de Justiça Heloísa Helena Zigliotto como novas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi prestigiada pela representante do Instituto dos Advogados Brasileiros no estado, Kalin Rodrigues. Realizada nesta segunda-feira (13/7), a sessão solene ocupou o auditório do Foro Central II, em Porto Alegre, e foi conduzida pelo presidente da Corte, Eduardo Uhlein.

Kalin Rodrigues lembrou que Claudia Lima bMarques, indicada ao cargo pelo quinto constitucional da advocacia, foi homenageada em abril pelo IAB, em um evento dedicado a celebrar a contribuição de mulheres gaúchas ao Direito. “O Instituto celebra essa posse porque a trajetória dela é marcada pela coragem, competência, ética e dedicação à Justiça e à advocacia”, disse.

Foto: Eduardo Nichele – DICOM/TJRS

A cerimônia contou ainda com a participação do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, e das ministras Nancy Andrighi e Daniela Teixeira, além dos principais líderes do Sistema de Justiça do Rio Grande do Sul.

Ao saudar as novas magistradas, Uhlein destacou os valores que sustentam a carreira de magistrado. “Independência, integridade, responsabilidade e compromisso com a Justiça são valênciains necessárias ao ofício de julgar e que pas sam a fazer parte desse desafio que vossas excelências hoje iniciam”, declarou o presidente do TJRS.

Ex-diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Claudia Lima Marques disse que está fazendo um “recomeço de carreira” e quer aprender a fazer justiça. “Contem com minha dedicação e vontade de aprender. Poucas carreiras trabalham tanto como os magistrados e têm tanta responsabilidade em suas costas, o que nem sempre é valorizado”, afirmou.

Heloísa Helena Zigliotto contou como pretende atuar como uma integrante do Judiciário gaúcho depois de longa carreira no Ministério Público: “Encaro a missão como uma forma a mais de me colocar à disposição da Justiça, de fazê-la por meio de decisões justas e equilibradas, serenas e imparciais. Afinal, repito, é para isso que estamos aqui, para servir à sociedade e àqueles que acorrem ao Poder Judiciário em busca de solução de conflitos”.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do TJRS.)

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB