NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 20 Agosto 2021 01:26

Uma juíza, um professor e 14 advogados do Amazonas ingressam na Casa de Montezuma 

Os novos consócios do IAB Os novos consócios do IAB
A juíza Lúcia Maria Corrêa Viana, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM); o professor Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e 14 advogados daquele estado tomaram posse coletivamente como membros do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na sessão extraordinária virtual desta quinta-feira (19/8), conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez. Todos os novos consócios foram indicados pelo representante estadual do IAB no Amazonas, Aniello Miranda Aufiero. Dentre os quais a presidente em exercício da OAB/AM, Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini; a reitora do Centro Universitário da Fametro, Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, e o diretor da Faculdade de Direito da Ufam, Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho.  
A sessão foi híbrida, já que os novos consócios estavam presentes no auditório do Centro Universitário Fametro, em Manaus (AM). “Estamos tendo grande sucesso na execução da política de fortalecimento da presença do IAB em todo o território nacional”, destacou Rita Cortez, que saudou os amazonenses na pessoa do ex-senador e membro do Conselho Superior do IAB Bernardo Cabral. Participaram virtualmente da sessão o ex-presidente do IAB Técio Lins e Silva; o 2º vice-presidente, Sydney Sanches; o diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena; a secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, e o diretor executivo de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel, além de diversos consócios e familiares dos novos membros do IAB. 

 


União da advocacia – “O papel histórico do Instituto vem se consolidando no cenário nacional”, afirmou Sydney Sanches. Jorge Folena destacou o trabalho desenvolvido pela presidente Rita Cortez para que o Instituto amplie a sua presença em todo o País e, particularmente, o realizado pelo representante institucional no Amazonas. “Aniello Miranda Aufiero tem trabalhado de forma incansável para que o IAB esteja efetivamente presente no Estado do Amazonas, conforme desejo da presidente Rita Cortez, que expandiu significativamente um processo iniciado pelo então presidente Técio Lins e Silva“. O advogado amazonense se manifestou: “Hoje é dia de colheita, depois de um longo trabalho, que começou com o nosso amigo Técio e depois avançou com a guerreira Rita Cortez”. Em nome dos demais representantes estaduais, falou Auriney Uchôa de Brito, do Amapá: “É impressionante a união da advocacia proporcionada pela liderança exercida pela presidente Rita Cortez”. 

A juíza Lúcia Maria Corrêa Viana, que optou por atuar na Comissão de Direito Ambiental, e o professor Erivaldo Cavalcanti e Silva Filho, que escolheu a Comissão de Direito Constitucional, tomaram posse como membros honorários. Como membros efetivos foram empossados os advogados Adalberto Bezerra de Melo, Aldenize Magalhães Aufiero, Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, Cassius Clei Farias de Aguiar, Caupolican Padilha Junior, Cláudia Alves Lopes Bernardino, Fábio Agustinho da Silva, Felipe Braga de Oliveira, Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini, Helso do Carmo Ribeiro Filho, Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, Maurilio Casas Maia, Paulo José Pereira Trindade Junior e Sergio Rodrigo Russo Vieira.  

 
Aniello Miranda Aufiero


Compuseram a mesa de honra o chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony Filho, representando o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; o procurador-geral do Município de Manaus, Marco Aurélio de Lima Choy, representando o prefeito David Almeida; a presidente em exercício da OAB/AM, Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini; a reitora do Centro Universitário da Fametro, Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, e Aniello Miranda Aufiero. 

Flávio Cordeiro Antony Filho, que é membro efetivo do IAB, destacou que “todos os novos consócios contribuirão muito com os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto”. De acordo com Marco Aurélio de Lima Choy, também membro do Instituto, “o melhor do Amazonas agora faz parte do IAB”.  Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini, após tomar posse como consócia, falou da sua “imensa alegria por realizar o sonho de fazer parte do Instituto dos Advogados Brasileiros, hoje presidido por Rita Cortez, que muito bem representa todas as advogadas brasileiras”. Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, que também ingressou na Casa de Montezuma, destacou que “a OAB e O IAB retratam a história do Direito brasileiro”. 

 
Auriney Uchôa de Brito



Grande liderança – Em nome dos novos consócios, falou a advogada Aldenize Magalhães Aufiero, que escolheu atuar na Comissão de Direito de Família e Sucessões. “O convite para fazer parte do IAB muito me honra pela representatividade feminina da advocacia amazonense, e somos muitas atuando nessa profissão tão especial”, disse a nova consócia, que acrescentou: “A presidente Rita Cortez se torna, a partir de agora, a grande liderança a orientar e decidir, com o representante estadual Aniello Miranda Aufiero, as ações em defesa da justiça e da democracia no Amazonas”. 

 
Aldenize Magalhães Aufiero


Escolheram a Comissão de Direito Processual Civil os advogados Maurilio Casas Maia, Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque e Fábio Agustinho da Silva. A Comissão de Direito Penal receberá Caupolican Padilha Junior, Felipe Braga de Oliveira e Paulo José Pereira Trindade Junior. Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho irá para a Comissão de Direito Financeiro e Tributário. Cassius Clei Farias de Aguiar decidiu ir para a Comissão de Direito Ambiental. Para a Comissão de Direito Compliace e Governança Corporativa irá Cláudia Alves Lopes Bernardino. Adalberto Bezerra de Melo se juntará aos membros da Comissão de Direito Administrativo. Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini optou pela Comissão de Direito de Família; Helso do Carmo Ribeiro Filho, pela Comissão de Direito Internacional, e Sergio Rodrigo Russo Vieira, pela Comissão de Direito Empresarial. 

 
Grace Anny Fonseca Benayon Zamperlini


Como o dia 19 agosto também é o do nascimento de Teixeira de Freitas, que veio ao mundo em 1816 no município de Cachoeira, na Bahia, o representante do IAB no Rio Grande do Sul, Paulo Joel Bender Leal, falou um pouco sobre o quarto presidente da Casa de Montezuma. “Foi o mais genial jurista brasileiro, que contribuiu com a Consolidação das Leis Civis, aprovada em 1857 e saudada como uma regra monumental pelos juristas de seu tempo”, afirmou. Estava presente na sessão a também representante do IAB no RS, Carmela Grüne.  

Participaram, ainda, da sessão extraordinária virtual o secretário-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAA-AM), Erik Lorenzzo Marinho da Silva; a vice-presidente da CAA-AM, Adriana Mirian de Miranda Trindade Barbosa; a presidente e a vice-presidente da Comissão dos Advogados Vulneráveis da CAA-AM, Maria Aparecida Magalhães Veras e Inácia Maria Caldas Trindade Puga Ferreira, respectivamente; os presidentes da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da OAB/AM, Jorge Carlos Pires Santiago; da Comissão do Jovem da Seccional, Lenilson Ferreira Pereira; da Mulher Advogada, Maria Gláucia Barbosa Soares; e de Relações Institucionais, Maria Yedda Guerra Furtado;  os membros da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral, Sergio Augusto Costa da Silva e Elcilene Silva da Rocha, e da Comissão da Zona Franca, Gina Moraes de Almeida. 

Estavam presentes também o presidente da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama), Paulo Eduardo Queiroz da Costa; a coordenadora da Alcama, Synthia Melo Queiroz; o membro do MP do AM Lauro Tavares da Silva; o delegado da Policia Civil, Marcos Gomes de Arruda; a conselheira federal Anne Louise Ventura da Silva do Estado do Amazonas; os juízes Dimis da Costa Braga e Eliezer Fernandes Júnior; e os membros da OAB/AM Luziane de Figueiredo Simão Leal, Andreia Bastos da Silva, Andson Cunha da Silva, Jean Nóbrega da Silva, Camila Cunha de Souza, Israel Stone, Wanderley San da Cruz Barbosa, Vanessa Nunes Zogahib e Ragelia Santos de Paiva Kanawati. 
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173