A primeira a ler o compromisso de posse foi Marília Cavagni, indicada pelo presidente nacional da instituição, Sydney Limeira Sanches, e pela membro da Comissão de Direito Administrativo Kézia Sayonara Medeiros. A empossada foi definida pela indicante como alguém que faz a diferença na academia jurídica por sua conduta ilibada e pela capacidade de fazer o bem. “Ela é alguém que vai muito além de um currículo. Marília é uma notável professora de diversas faculdades do Rio, mas é, sobretudo, uma inspiração em matéria de caráter e garra”, disse Kézia.
Doutoranda em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Marília usou seu discurso para reafirmar o compromisso com a advocacia e os princípios da Justiça. “Me sinto ainda mais inspirada a manter esses ideais neste Instituto, que é um pilar da ética. O ingresso é para mim um chamado como guardiã do que significa ser advogado: defender a democracia”, afirmou a nova integrante das Comissões de Direito Financeiro e Tributário e de Direito Digital.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Nilson Vieira Ferreira de Mello Junior, Layla Salles Mcclaskey, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
Layla Salles Mcclaskey recebeu as boas-vindas do consócio Nilson Vieira Ferreira de Mello Junior, que a indicou ao Instituto. Ele destacou o preparo técnico da advogada, que é doutoranda e mestre em Direito da Regulação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e especialista em Business Law pelo Institute of Commercial Management (ICM), da Inglaterra. “Ela é uma profissional incansável, está sempre em movimento, e tenho certeza que vai abrilhantar o nosso Instituto”, elogiou Nilson.
Ingressando nas Comissões de Direito Financeiro e Tributário e de Inteligência Artificial e Inovação, Layla afirmou que sua participação no IAB será marcada pela defesa dos valores democráticos e difusão de conhecimento tributário: “A arrecadação fiscal deve estar alinhada ao desenvolvimento social e das empresas, além da conservação do meio ambiente. Quero trazer esse debate ao Instituto e defender esses ideais aqui”.
Da esq. para a dir., Leila Pose Sanches, Ítalo Pires Aguiar, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
Último empossado da sessão, Ítalo Pires Aguiar foi saudado pela diretora Cultural e da Escola Superior do IAB, Leila Pose Sanches, que o indicou ao Instituto junto à diretora de Biblioteca, Marcia Dinis. O advogado foi elogiado pela dedicação na defesa dos direitos humanos e no estudo acadêmico. “Meu coração se aquece com a entrada de novos membros, especialmente do Ítalo, que traz para esta Casa muita dedicação, conhecimento e qualidades pessoais, como a serenidade e a leveza, tão necessárias nos dias de hoje”, sublinhou Leila.
Ítalo, que fará parte das Comissões de Direitos Humanos e de Criminologia, usou seu discurso para agradecer a oportunidade de dividir o tempo associativo com grandes profissionais do mundo jurídico e compor um Instituto que foi parte da trajetória de personalidades históricas do Direito. “É uma honra e uma responsabilidade integrar o IAB, esta Casa que há tanto tempo contribui com o aperfeiçoamento do nosso sistema de Justiça. Participar deste lugar em que tantos gigantes do Direito estiveram é para mim muito especial”, completou.