Na ocasião, os consócios serão recebidos para comemorar a longevidade da instituição jurídica mais antiga das Américas, que segue na vanguarda do Direito em uma trajetória quase bicentenária. Em celebração ao aniversário, o presidente do Instituto destaca o papel dos membros como principais operadores “dessa linda, épica e abnegada trajetória de excepcional inteligência jurídica na incansável busca por um País mais justo, igualitário e livre das discriminações racial, de gênero e em defesa das minorias”. Desde a sua fundação, em 1843, o IAB atua na construção política e social do Brasil e na articulação dos advogados enquanto classe. Além de criar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a entidade era órgão de consulta imperador e foi responsável por ajudar na redação das leis que substituíram a legislação portuguesa.
Já na República, a Casa de Montezuma colaborou para a redação da primeira Constituição republicana, em 1891. É justamente ao trabalho de aprimoramento legislativo que o Instituto se dedica intensamente desde a criação da Ordem. Há décadas o IAB oferece suporte técnico aos três Poderes, em especial ao Legislativo, para formular posicionamentos jurídicos a respeito de projetos em tramitação. As atividades do Instituto também se voltam para o ensino do Direito, através da promoção de debates, cursos e eventos sobre temas atuais da advocacia.
Em 180 anos de trajetória ininterrupta, o IAB, que conta com subsedes e membros em todas as regiões do País, recebeu juristas renomados e grandes colaboradores da manutenção do Estado Democrático de Direito. Levi Carneiro, Clovis Bevilacqua, Bernardo Cabral e Hermano de Villemor Amaral Filho são alguns dos nomes que contribuíram para o trabalho do Instituto e também foram reconhecidos com a Medalha Teixeira de Freitas.
SERVIÇO:
Sessão solene de 180 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros
Data: 16 de agosto, quarta-feira
Hora: 18h
Local: Avenida Marechal Câmara, 210, 5º andar