NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 04 Junho 2021 22:58

Rita Cortez sugere inclusão das negociações coletivas trabalhistas entre as práticas colaborativas 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou na tarde desta sexta-feira (4/6) a mesa de abertura virtual do IV Encontro da Região Nordeste da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ/NE), que teve como tema central Direito, pandemia e práticas colaborativas. “As negociações coletivas trabalhistas são um instrumento consensual de solução de conflitos e, por isso, devem ser incluídas no rol das práticas colaborativas e nos debates sobre o assunto”, sugeriu a presidente e advogada trabalhista, que recentemente criou a Comissão de Práticas Colaborativas do IAB. 
Para presidi-la foi nomeada Ana Paula Araújo de Holanda, que também preside a ABMCJ/CE e integrou a mesa de abertura. O evento recebeu o apoio do IAB, da OAB Nacional, da Escola Superior da Advocacia (ESA Nacional), da ABMCJ, da OAB/CE e da ESA/CE. A abertura foi conduzida pela tesoureira da ABMCJ/CE e membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/CE, Andrine Oliveira Nunes, que é a 1ª vice-presidente da comissão equivalente no IAB.  

Rita Cortez elogiou o trabalho desenvolvido pela ABMCJ, presidida por Manoela Gonçalves Silva, representante institucional do IAB em Goiás, que também integrou a mesa virtual. “A Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas, com a qual o Instituto firmou Termo de Cooperação para a realização conjunta de atividades acadêmicas e culturais, tem se destacado no movimento feminino em defesa da pauta dos direitos humanos, da justiça social e por um País melhor”, afirmou a presidente nacional do IAB. 
 

Também integraram a mesa virtual a coordenadora da região Nordeste da ABMCJ, Maria Lúcia Cavalcanti Jales Soares; os presidentes da OAB/CE, José Erinaldo Dantas Filho; do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), João Gonçalves de Lemos; da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Daniela de Andrade Borges, e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, e o membro da Comissão Nacional de Práticas Colaborativas da OAB Giordano Bruno. 

Os temas discutidos nos painéis foram O Direito do Consumidor em tempos de pandemia, O aumento de divórcios em período de pandemia: causas e consequências e Sistema multiportas e desjudicialização de conflitos no Direito brasileiro

A abertura do evento foi marcada também pela apresentação da advogada, instrumentista e cantora Jeanice de Sousa Cândido, cujo nome artístico é Nicinha do Acordeom.
 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173