Sexta, 04 Junho 2021 19:58

Rita Cortez sugere inclusão das negociações coletivas trabalhistas entre as práticas colaborativas 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou na tarde desta sexta-feira (4/6) a mesa de abertura virtual do IV Encontro da Região Nordeste da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ/NE), que teve como tema central Direito, pandemia e práticas colaborativas. “As negociações coletivas trabalhistas são um instrumento consensual de solução de conflitos e, por isso, devem ser incluídas no rol das práticas colaborativas e nos debates sobre o assunto”, sugeriu a presidente e advogada trabalhista, que recentemente criou a Comissão de Práticas Colaborativas do IAB. 
Para presidi-la foi nomeada Ana Paula Araújo de Holanda, que também preside a ABMCJ/CE e integrou a mesa de abertura. O evento recebeu o apoio do IAB, da OAB Nacional, da Escola Superior da Advocacia (ESA Nacional), da ABMCJ, da OAB/CE e da ESA/CE. A abertura foi conduzida pela tesoureira da ABMCJ/CE e membro da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB/CE, Andrine Oliveira Nunes, que é a 1ª vice-presidente da comissão equivalente no IAB.  

Rita Cortez elogiou o trabalho desenvolvido pela ABMCJ, presidida por Manoela Gonçalves Silva, representante institucional do IAB em Goiás, que também integrou a mesa virtual. “A Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas, com a qual o Instituto firmou Termo de Cooperação para a realização conjunta de atividades acadêmicas e culturais, tem se destacado no movimento feminino em defesa da pauta dos direitos humanos, da justiça social e por um País melhor”, afirmou a presidente nacional do IAB. 
 

Também integraram a mesa virtual a coordenadora da região Nordeste da ABMCJ, Maria Lúcia Cavalcanti Jales Soares; os presidentes da OAB/CE, José Erinaldo Dantas Filho; do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), João Gonçalves de Lemos; da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Daniela de Andrade Borges, e da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, Christiane do Vale Leitão, e o membro da Comissão Nacional de Práticas Colaborativas da OAB Giordano Bruno. 

Os temas discutidos nos painéis foram O Direito do Consumidor em tempos de pandemia, O aumento de divórcios em período de pandemia: causas e consequências e Sistema multiportas e desjudicialização de conflitos no Direito brasileiro

A abertura do evento foi marcada também pela apresentação da advogada, instrumentista e cantora Jeanice de Sousa Cândido, cujo nome artístico é Nicinha do Acordeom.