Segunda, 21 Dezembro 2020 22:37

Rita Cortez participa da posse da primeira Diretoria feminina da Faculdade de Direito da UFRGS

Pela primeira vez em 120 anos, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, será dirigida por mulheres. As professoras Claudia Lima Marques e Ana Paula Motta Costa tomaram posse como diretora e vice-diretora, respectivamente, para o triênio 2021/2024, em solenidade realizada virtualmente nesta segunda-feira (21/12). A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, afirmou: “Esta é uma solenidade histórica”. Inaugurada no dia 4 de maio de 1900, a faculdade tem entre os seus ex-alunos mais ilustres os ex-presidentes da República Getúlio Vargas e João Goulart. 
A presidente do IAB destacou os “currículos invejáveis de Claudia Lima Marques e Ana Paula Motta Costa, que são referências no ensino jurídico, sobretudo por terem uma visão humanista e social”. Rita Cortez ressaltou outra vitória recente da advocacia feminina: “Na semana passada, o Conselho Pleno da OAB Nacional decidiu tornar obrigatória a paridade de gênero na formação das chapas que concorrerão nas suas eleições de 2021”. Segundo a advogada trabalhista, “já são muitas as conquistas, mas a luta continua”.

A solenidade contou com as presenças dos ministros Antônio Herman Benjamin e Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao saudar “as duas escolhidas, que farão história”, Antônio Herman Benjamin também elogiou advogadas presentes: “O Brasil precisa de advogados e advogadas com a qualidade de Rita Cortez, Marié Miranda, Sulamita Santos Cabral e Cléa Carpi”. 

A conselheira federal Cléa Carpi da Rocha representou o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz. A advogada foi a primeira mulher a presidir, em 1959, o Centro Acadêmico André da Rocha (Caar), fundado em 1917 para representar os estudantes da Faculdade de Direito da UFRGS. 

Sulamita Santos Cabral é presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). Marié Miranda é presidente da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB Nacional. Também estava presente na solenidade o senador Lasier Costa Martins (Podemos/RS).