Sexta, 31 Julho 2020 22:15

Rita Cortez destaca ‘relevantes aulas de cidadania, democracia e direito’ no congresso virtual da OAB 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou a mesa de honra na solenidade de encerramento, nesta sexta-feira (31/7), do I Congresso Digital Covid-19: Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia. O evento durou cinco dias, reuniu mais de 110 mil inscritos e ganhou o título de maior congresso jurídico em ambiente digital do mundo. “A competência da diretoria da OAB Nacional, liderada por Felipe Santa Cruz, somada à iniciativa acadêmica da ESA Nacional, muito bem comandada por Ronnie Preuss Duarte, proporcionaram à sociedade, notadamente, à advocacia brasileira, relevantes aulas de cidadania, democracia e direito”, afirmou Rita Cortez. 
Organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e pela Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), com o apoio do IAB, o evento foi encerrado por Felipe Santa Cruz, após a conferência magna feita pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. O presidente da OAB Nacional falou dos embates travados atualmente pela advocacia. “A luta é enorme, mas a nossa força é invencível”, disse Felipe Santa Cruz. Segundo ele, “para os adversários da democracia, esta foi uma das piores semanas dos últimos tempos, em razão do amplo diálogo e da pluralidade dos debates que marcaram os cinco dias de congresso”. 

O presidente da OAB Nacional destacou o papel da advocacia frente à crise sanitária, política e econômica. “Não há recuperação possível para o País sem a participação de cada advogado e cada advogada”, afirmou Felipe Santa Cruz, que, ao citar a presença da presidente nacional do IAB, ressaltou “o brilhantismo invulgar de Rita Cortez à frente do Instituto em seu segundo mandato”. 

O congresso digital reuniu 513 palestrantes nacionais e internacionais em 168 painéis e 17 conferências magnas.  Participaram ministros, juristas, acadêmicos, advogados e jornalistas. “Foi, sem dúvida alguma, um grande momento de debates sobre temas de extremo interesse humanitário e social”, ressaltou Rita Cortez. De acordo com a advogada, “o IAB se orgulha de ter emprestado apoio institucional ao congresso digital da OAB Nacional, como também da participação de vários associados como expositores em vários painéis”. 

Compuseram também a mesa de honra o secretário-geral e coordenador-geral do evento, José Alberto Simonetti; a conselheira federal Cléa Carpi da Rocha, detentora da Medalha Rui Barbosa; a conselheira do CNMP e coordenadora de Comunicação da OAB Nacional, Fernanda Marinela; o membro honorário vitalício e coordenador executivo do evento, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o representante da advocacia no CNJ Marcos Vinicius Jardim; o advogado Nabor Bulhões e os membros vitalícios Claudio Lamachia, Ophir Cavalcante, Reginaldo Oscar de Castro e Roberto Busato.