NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 05 Agosto 2020 23:44

Rita Cortez defende ‘fortes investimentos em educação’, em lançamento de livro pela OAB/RJ 

O lançamento virtual do livro Direito à educação em tempo de pandemia: impactos e consequências, nesta quarta-feira (5/8), pelo canal da OAB/RJ no YouTube, contou com a presença da presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez. “Nenhum país alcança um grande desenvolvimento sem fortes investimentos em educação, especialmente nos professores, que hoje enfrentam a dramática situação gerada pela pressão para o retorno às aulas”, afirmou a advogada. Organizada pelo presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira; pelo coordenador das Comissões Temáticas da Seccional, Fabio Nogueira, e o presidente da Comissão de Direito à Educação, Cláudio Carneiro, a obra é uma coletânea de 23 artigos de profissionais das áreas do Direito e da Educação.  
Rita Cortez elogiou a qualidade do livro: “É uma obra desenvolvida pela Comissão de Direito à Educação da OAB/RJ, que muito admiro e recebe o apoio da Escola Superior do IAB, além de ser presidida por Cláudio Carneiro, que realiza um trabalho belíssimo”, afirmou. Publicado pelo Instituto Memória, o livro foi editado pela comissão da Seccional, em parceria com o Centro de Investigação Baiano sobre Direito, Educação e Políticas Públicas (Cidep) da UniFG – Centro Universitário.  

Luciano Bandeira exaltou as ações empreendidas pela comissão. “É uma comissão atuante e que prima por uma atuação interdisciplinar“, afirmou o presidente da OAB/RJ. Ao saudar Rita Cortez, ele citou “tudo que ela representa para a advocacia” e destacou “a parceria permanente do IAB com a OAB”. Cláudio Carneiro, ao comentar a obra, disse que o livro “aborda temáticas de grande relevância para o Brasil e o mundo, e foi fruto de um esforço conjunto dos membros da comissão e dos pesquisadores do Cidep”.  

Educação e conhecimento – O editor do Instituto Memória, Anthony Leahy, também participou do lançamento: “Espero que no novo normal todos tenham uma vida digna, o que inclui educação para todos, que não se tem visto nesta pandemia”. O presidente da Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Ricardo Menezes, também presente no evento, comentou: “A educação e o conhecimento são os grandes instrumentos de transformação da sociedade”. Fabio Nogueira defendeu maiores investimentos em educação. “Nos tempos atuais, em que direitos sociais estão sendo vilipendiados diariamente, a educação é fundamental, assim como a Constituição Federal, para garantir o estado democrático de direito”, afirmou.  

O vice-presidente da Comissão de Direito à Educação, Alexandre Ayres, ressaltou a liderança de Cláudio Carneiro: “É um admirável colega de profissão e um profissional, exemplarmente, dedicado à advocacia e à educação”. Em nome dos autores dos artigos, falou a professora Sandra Barbosa Mertz Pedrazzi. “Tanto o direito quanto a educação são fundamentais para o País”, afirmou. Também estava presente o professor Fábio Corrêa Souza de Oliveira, representando a UniFG – Centro Universitário.

O livro reúne artigos assinados por Adriana Pereira Bomfim, Ângela Dias Mendes, Bárbara D’angeles Alves Fagundes, Bruno de Souza Cavalcante, Bruno Miola da Silva, Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, Carlos Eduardo Japiassú, Cláudio Carneiro, Daniel Braga Lourenço, Deborah Marques Pereira, Eduardo Manuel Val, Fábio Corrêa Souza de Oliveira, Fagner Sandes, Guilherme Gonçalves Alcântara, Isabella Fernandes Batista, Jussara Ribas Avila, Kaegela Patrícia Rocha Milhazes de Souza, Leonardo Ribeiro Pessoa, Luiz Carlos Avila Junior, Marcus Bernardes, Osvaldo Veloso Vidal, Sandra Barbosa Mertz Pedrazzi e Vanessa Lacerda.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173