NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 07 Outubro 2019 17:30

Rita Cortez dá posse à advogada cearense Maria Vital da Rocha, em solenidade na OAB/CE

Da esq. para a dir., Erinaldo Dantas, Maria Vital da Rocha, Rita Cortez e João Gonçalves de Lemos Da esq. para a dir., Erinaldo Dantas, Maria Vital da Rocha, Rita Cortez e João Gonçalves de Lemos
A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, deu posse como membro efetivo à procuradora federal aposentada e advogada cearense Maria Vital da Rocha, em solenidade realizada no sábado (5/10), em Fortaleza, na sede da OAB/CE. A mesa de honra, presidida por Rita Cortez, também foi composta pelos presidentes da Seccional, Erinaldo Dantas, e do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), João Gonçalves de Lemos, e o conselheiro federal e ex-presidente da OAB/CE Hélio Leitão. “Nos tempos atuais, em que se cogita a substituição da advocacia, dos profissionais das carreiras jurídicas e da própria prestação da jurisdição estatal por robôs, ganha especial relevância trazer para os quadros do IAB destacadas personalidades do mundo jurídico, como a professora Maria Vital da Rocha”, afirmou Rita Cortez. 
Maria Vital da Rocha é coordenadora-geral do Curso de Direito do Centro Universitário 7 de setembro (UNI7), com sede em Fortaleza; presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi) e membro da Associação Iberoamericana de Direito Romano (Aidrom). Segundo a Rita Cortez, “a expertise da nova consócia em Direito Civil e Direito Romano fornecerá importante contribuição aos debates técnicos e científicos travados no nosso Instituto”. Ela anunciou a possibilidade de criação da Comissão de Direito Romano do IAB. “Com o seu ingresso, nos sentimos estimulados a criar a comissão, para agregá-la ao conjunto de comissões vocacionadas à análise e à discussão de temas jurídicos nas mais diferentes áreas do Direito”, afirmou a presidente.

A respeito da hipótese de robôs virem a substituir os operadores do Direito, Rita Cortez também afirmou: “Somente o conhecimento e o estudo do Direito podem fazer frente aos impactos proporcionados pelo avanço da tecnologia, principalmente no diz respeito às imprescindíveis habilidades humanas na interpretação das normas, segundo os interesses sociais”. A advogada falou, ainda, sobre a solenidade de posse realizada fora da sede do IAB. “É um momento muito importante para afirmar a nossa atuação institucional com abrangência nacional e demonstrar, especialmente, que a advocacia feminina nas regiões Norte e Nordeste está sendo prestigiada pelo IAB”, destacou.

As advogadas Christiane do Vale Leitão, representante institucional titular do IAB no Estado do Ceará, Ana Paula Araújo de Holanda e Francilene Gomes de Brito, representantes adjuntas, fizeram a saudação à nova consócia, a pedido da presidente. Maria Vital da Rocha também foi saudada por João Gonçalves de Lemos e Hélio Leitão, membros efetivos do IAB.

Em sua passagem por Fortaleza, a presidente do IAB fez uma visita à UNI7, conhecendo a biblioteca da universidade. “Reúne um acervo significativo, principalmente na área de Direito Romano, uma das especialidades da empossada”, informou.
 
Da esq. para a dir., João Gonçalves de Lemos, Rita Cortez e Hélio Leitão




 
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173