Maria Vital da Rocha é coordenadora-geral do Curso de Direito do Centro Universitário 7 de setembro (UNI7), com sede em Fortaleza; presidente da Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi) e membro da Associação Iberoamericana de Direito Romano (Aidrom). Segundo a Rita Cortez, “a expertise da nova consócia em Direito Civil e Direito Romano fornecerá importante contribuição aos debates técnicos e científicos travados no nosso Instituto”. Ela anunciou a possibilidade de criação da Comissão de Direito Romano do IAB. “Com o seu ingresso, nos sentimos estimulados a criar a comissão, para agregá-la ao conjunto de comissões vocacionadas à análise e à discussão de temas jurídicos nas mais diferentes áreas do Direito”, afirmou a presidente.
A respeito da hipótese de robôs virem a substituir os operadores do Direito, Rita Cortez também afirmou: “Somente o conhecimento e o estudo do Direito podem fazer frente aos impactos proporcionados pelo avanço da tecnologia, principalmente no diz respeito às imprescindíveis habilidades humanas na interpretação das normas, segundo os interesses sociais”. A advogada falou, ainda, sobre a solenidade de posse realizada fora da sede do IAB. “É um momento muito importante para afirmar a nossa atuação institucional com abrangência nacional e demonstrar, especialmente, que a advocacia feminina nas regiões Norte e Nordeste está sendo prestigiada pelo IAB”, destacou.
As advogadas Christiane do Vale Leitão, representante institucional titular do IAB no Estado do Ceará, Ana Paula Araújo de Holanda e Francilene Gomes de Brito, representantes adjuntas, fizeram a saudação à nova consócia, a pedido da presidente. Maria Vital da Rocha também foi saudada por João Gonçalves de Lemos e Hélio Leitão, membros efetivos do IAB.
Em sua passagem por Fortaleza, a presidente do IAB fez uma visita à UNI7, conhecendo a biblioteca da universidade. “Reúne um acervo significativo, principalmente na área de Direito Romano, uma das especialidades da empossada”, informou.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!