Organizada pela Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), presidida por Daniela Borges, a campanha foi lançada em evento aberto pelo vice-presidente do CFOAB, Luiz Viana Queiroz. Rita Cortez elogiou “o trabalho hercúleo realizado pela comissão” e defendeu a ampliação da consciência feminina: “Precisamos valorizar nossas conquistas, mas, ao mesmo tempo, temos que continuar lutando para que elas sejam preservadas”.
A advogada trabalhista comentou que as mulheres também devem contar com o apoio dos homens na sua luta. “Precisamos que eles sejam solidários e reconheçam as nossas competências e direitos”, disse. Ao falar da importância da transformação cultural para a garantia da igualdade de direitos, Rita Cortez citou uma máxima do sociólogo francês Émile Durkheim, que afirmou: “Quando os costumes são suficientes, as leis são desnecessárias. Quando os costumes são insuficientes, é impossível fazer respeitar as leis”.
Daniela Borges destacou a importância da campanha e do trabalho desenvolvido pela comissão por ela presidida. “A desigualdade de gênero e a necessidade de travar a luta pela conquista da igualdade são a razão de ser tanto da existência da Comissão Nacional da Mulher Advogada, como da campanha que estamos lançando”, afirmou.
Numa outra iniciativa voltada para o Dia Internacional da Mulher, a presidente do IAB prestou depoimento para um vídeo veiculado pela OAB/RJ, com as participações do presidente da Seccional, Luciano Bandeira, e de diversas advogadas. “Comemoramos o avanço da nossa entidade de classe, que ouviu a luta das advogadas pelo espaço de poder, que também é das mulheres por direito”, disse Rita Cortez, em referência à aprovação da paridade de gênero nas eleições para ocupação dos cargos no Sistema OAB. Clique aqui e assista ao vídeo.
Do lançamento da campanha da OAB Nacional, também participaram as presidentes da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB Silvia Cerqueira, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; a representante da advocacia no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fernanda Marinela; os conselheiros federais Carlos Roberto Siqueira Castro e Cléa Carpi da Rocha, detentores da Medalha Rui Barbosa, principal comenda da OAB; o coordenador Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, Pedro Alfonsin, e a diretora de Mulheres da OAB/RJ, Marisa Chaves Gaudio.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!