Os primeiros empossados, Manuelita Oliveira e Victor Quintiere, ingressaram no IAB por indicação da diretora de Comunicação, Carmela Grüne, e do secretário-geral, Jorge Rubem Folena. Comentando as qualidades da nova associada, Carmela sublinhou a competência: “Ela tem muita experiência profissional acumulada e é fonte de inspiração para as mulheres”. Victor, que também recebeu a indicação do consócio Leonardo Aquino, foi definido como um excelente advogado. “Ele equilibra perfeitamente a técnica jurídica, a visão estratégica e um profundo senso de responsabilidade social”, elogiou Carmela.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Victor Quintiere, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
Nova integrante das Comissões de Direito Constitucional e de Direitos Humanos, Manuelita usou seu discurso para lembrar da importância da sua ancestralidade e de figuras jurídicas marcantes, como Esperança Garcia – reconhecida como a primeira brasileira advogada. “Sinto que no IAB poderei esperançar a construção de novas memórias minhas e do meu País”, declarou a advogada. Já Victor, que fará parte da Comissão de Direito Penal, defendeu a importância da advocacia criminal. “Lutamos por um País melhor, por um sistema carcerário mais justo e por Justiça”, disse ele.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Maíra Costa Fernandes, Bráulio Amaral, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
A consócia Maíra Costa Fernandes trouxe mais dois reforços para a Comissão de Direito Penal: os criminalistas Bráulio Amaral e João Vicente Tinoco. Ao saudá-los, ela destacou a competência técnica de ambos. “Além de um amigo amável, Bráulio é antenado e sempre está por dentro de todas as jurisprudências e temas mais relevantes da nossa área”, afirmou Maíra. Sobre João Vicente, a advogada ressaltou a dedicação profissional como uma grande característica do empossado: “Ele tem uma capacidade de produção invejável e também é muito dedicado ao estudo das grandes pautas do Direito”.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Maíra Costa Fernandes, João Vicente Tinoco, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
Bráulio Quirino agradeceu aos consócios pela oportunidade de integrar a Casa de Montezuma e se dispôs a colaborar com os trabalhos da entidade. “É uma enorme felicidade poder estar ao lado de profissionais que tanto admiro e por isso quero entrar nas discussões o quanto antes”, disse o advogado. O compromisso também foi assumido por João Vicente Tinoco, que destacou a honra em compor os quadros do IAB: “Só posso expressar minha alegria por fazer parte de um Instituto que tem tamanha grandeza institucional e é uma grande referência para a história jurídica do Brasil”.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Antonio Carlos Torres, Edmundo Franca, Agostinho Campos, Ivone Ferreira Caetano, Marcelo Piragibe, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
As Comissões de Filosofia do Direito e de Educação e Relações Universitárias ganharam o reforço do juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) Marcelo Magalhães, que foi indicado ao IAB pelo consócio Edmundo Franca e por Jorge Rubem Folena. “É muito especial dar as boas-vindas a um colega de magistratura, cuja capacidade de trabalho e produção é por todos nós reconhecida”, declarou Edmundo. Em sua fala, o magistrado agradeceu nominalmente a diversos colegas que colaboraram com sua carreira e concluiu: “Me sinto muito feliz e honrado por fazer parte do Instituto”.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Rita Cortez, Mauro Marques Ramos, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
O desejo de contribuir com os estudos realizados no IAB também foi destaque na fala de Mauro Ramos, indicado pelo consócio Antonio Vanderler de Lima. “Venho para o Instituto, com 21 anos de advocacia criminal, trazendo as minhas dúvidas e querendo colaborar com a Comissão de Direito Penal, da qual farei parte”, declarou o novo associado. A ex-presidente do Instituto e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Rita Cortez, foi responsável por dar as boas-vindas ao advogado: “Mauro tem uma formação técnica admirável e será mais um grande criminalista a se juntar aos trabalhos dessa comissão”.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Nilson de Mello Junior, Luiz Guilherme Pessoa Cantarelli, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
Indicado pelos consócios Nilson Vieira Ferreira de Mello Junior e Luiz César Loques, o advogado Luiz Guilherme Pessoa Cantarelli também teve seu desempenho destacado. “Ele tem metade da minha idade, mas detém uma maturidade intelectual e um brilhantismo impressionantes”, disse Nilson. A admiração também fez parte do discurso de Luiz César, que ressaltou o relevante trabalho acadêmico do colega: “O IAB ganha hoje um dos maiores conhecedores da Teoria do Direito dessa nova geração”.
Em seu discurso, Luiz Guilherme afirmou que a posse não é apenas um marco pessoal, mas também um momento de reflexão sobre as responsabilidades que acompanham o privilégio de integrar o IAB. Ele irá colaborar com os trabalhos das Comissões de Filosofia do Direito e de Direito Administrativo. “Com humildade, me uno a esse corpo de profissionais e acadêmicos que tem contribuído ativamente para o aperfeiçoamento das instituições jurídicas do nosso País”, enfatizou.
Da esq. para dir., Jorge Rubem Folena, Candida Terra, Débora Martins, William Rocha, Carlos Eduardo Machado e Edmée da Conceição Cardoso
William Rocha é o novo integrante das Comissões de Direito Digital e de Direito do Consumidor. Ele foi indicado ao IAB pela diretora de Biblioteca, Marcia Dinis, e pela 2ª vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Débora Martins. “Além de muito competente, William é uma pessoa absolutamente doce, amável e gentil. É um prazer tê-lo como confrade na Casa de Montezuma”, disse Marcia.
Débora ressaltou as qualidades técnicas do advogado: “Ele é craque em temas como proteção de dados e está cursando o doutorado em Ciências Jurídicas na Pontificia Universidad Católica Argentina”. William afirmou que espera colaborar no Instituto com as discussões contemporâneas que cercam o universo jurídico. “Posso contribuir com os debates sobre o Direito Digital, os temas consumeristas e outros estudos das comissões”, sublinhou.
Da esq. para a dir., no alto, Adilson Pires, Márcio Ávila e Marcio Barandier; embaixo, Marcia Dinis e Caius Henriques Lisboa
A competência e a especialização foram características de Caius Henriques Lisboa ressaltadas pelos indicantes do advogado, o presidente da Comissão de Direito Financeiro e Tributário, Adilson Pires, e o 1º vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro, Marítimo e Portuário, Márcio Ávila. Ambos os grupos passam a contar com a participação do novo consócio. “Esperamos que ele nos dê uma grande contribuição com o seu vigor da juventude e com toda a sua bagagem de conhecimento e experiência”, afirmou Adilson.
Os elogios foram reiterados por Márcio: “Para o IAB é um ganho porque ele é um advogado militante que trabalha no contencioso tributário – e não é uma luta fácil”. Caius Henriques agradeceu pela indicação ao Instituto e sublinhou sua admiração pelos colegas. “Estar neste ambiente de aprendizado, entre amigos e colegas, fortalece não apenas a nossa prática profissional, mas também a nossa capacidade de contribuir com soluções inovadoras e justas para os desafios que o Brasil enfrenta”, completou.