A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, que concedeu a honraria a outras 40 personalidades. Na abertura do evento, o magistrado ressaltou que o Dia da Justiça não é apenas um marco no calendário de eventos, mas também uma convocação para reflexão sobre a importância da justiça para a sociedade. “O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está consciente das responsabilidades que tem, especialmente aquelas que visam à modernização do sistema de justiça em prol da eficiência, sem esquecer sua responsabilidade com o social e com a sustentabilidade”, disse Cardozo.
Da esq. para a dir., Sydney Limeira Sanches e Ricardo Cardozo
A solenidade também contou com as presenças do governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e membro do IAB Cristiano Zanin, do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, do conselheiro do CNJ desembargador Mauro Martins e do presidente da OAB/RJ, Luciano Bandeira, do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar, entre outras autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Cerimônia de entrega do Colar do Mérito Judiciário
Ao discursar em nome de todos os agraciados, Rodrigo Pacheco destacou a importância da união dos Três Poderes da República: “Nós devemos estar irmanados dentro de um propósito comum de construção civilizatória do nosso País”. De acordo com o presidente do Congresso, não é possível mais comportar divisões e intolerância: “O Brasil clama por mais justiça social e mais progresso. O Brasil clama por mais ordem”.
Também compuseram a mesa de honra da cerimônia a 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves, Marco Aurélio Bellizze e Messod Azulay Neto; os senadores David Alcolumbre e Weverton Rocha; o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciano Oliveira Mattos de Souza; o presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento; o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlos Caiado, e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), juíza Eunice Haddad.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TJRJ.)