Em seu discurso, Eunice Haddad agradeceu aos profissionais do Judiciário e afirmou que o associativismo é fundamental para o fortalecimento da magistratura, ressaltando a qualidade dos serviços prestados pela classe no Estado do Rio. “Somos anualmente reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como o mais produtivo tribunal de grande porte do País. Segundo o relatório Justiça em Números, também do CNJ, os juízes do Rio têm a maior carga de trabalho do Brasil, com aproximadamente 14 mil processos para cada magistrado julgar. Por isso, é fundamental reconhecer e parabenizar os magistrados incansáveis na luta de levar a justiça à população do estado”, disse a presidente da Amaerj.
Na solenidade, também foram empossados o 1º e o 2º vice-presidentes da Amaerj, desembargador Ricardo Alberto Pereira e juiz Antônio Aurélio Duarte, respectivamente; o secretário-geral, juiz Richard Robert Fairclough; o 1º e a 2ª secretários, juízes João Felipe Mourão e Ana Paula Cabo, respectivamente, e a 1ª e a 2ª tesoureiras, juízas Márcia Succi e Alessandra Bilac Moreira, respectivamente, além dos membros da Diretoria Adjunta, do Conselho Deliberativo e Fiscal e dos Departamentos Estatutários da Associação e do Conselho de Representantes do Fundo de Apoio Institucional da Magistratura Fluminense (Faim).
Participaram da posse o 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado; o diretor de Eventos da Instituto, Nélio Georgini; os presidentes do TJRJ, Ricardo Cardozo; do Conselho Deliberativo e Fiscal da Amaerj, Katya Maria de Paula Monnerat; do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), Henrique Carlos Figueira; do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Guilherme Calmon; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; e da Câmara Municipal do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD); o secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Moreira Miccione; o procurador-geral do Estado do Rio, Renan Miguel Saad; a defensora pública-geral do Estado do Rio, Patrícia Tavares; as conselheiras do CNJ Renata Gil e Daniela Madeira; a 2ª vice-presidente do TJRJ, Suely Magalhães; o diretor geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), Marco Aurélio Bezerra de Melo; a deputada estadual Tia Ju (REP); e os desembargadores José Carlos Schmidt Murta Ribeiro e Cláudio de Melo Tavares.
Ao elogiar o trabalho de Eunice Haddad à frente da Amaerj, Ricardo Cardozo destacou que o papel dos magistrados é mostrar à sociedade a importância do trabalho do Judiciário, mesmo diante das críticas ao Poder. “Hoje, somos um Judiciário independente e as associações têm que estar atentas e lutar muito. Não podemos esmorecer em nenhum momento e temos que mostrar a nossa força”, disse o desembargador.
Saudando todos os empossados, Katya Monnerat afirmou que a cerimônia é o início do mandato de uma gestão marcada pela dedicação: “Eunice, apaixonada pelas questões relativas à magistratura, vai extrapolar nossas expectativas, superar as dificuldades e surpreender a todos com a sua vida de comprometimento com a magistratura”.