NOTÍCIAS

IABNEWS

Sexta, 03 Julho 2020 19:36

PL que cria novo marco legal do saneamento básico é criticado em live do IAB

“A água é um bem público que não pode ser privatizado”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Deborah Prates, nesta sexta-feira (3/7), ao criticar o projeto de lei 4.162/2019, de autoria do Poder Executivo, que estabelece um novo marco legal do saneamento básico e prevê a privatização de estatais do setor. A crítica foi feita durante uma live no Instagram, no perfil @iabnacional, sobre o tema ‘A racialização, o gênero e a modificação da legislação para a privatização do saneamento/água’. Deborah Prates conversou com a química Andrea Matos, executiva da representação da Central Única dos Trabalhadores no Rio de Janeiro (CUT Rio).  
Aprovado na Câmara dos Deputados, em dezembro do ano passado, e no Senado, no dia 24 de maio último, o PL 4.162/2019 foi encaminhado para a sanção presidencial. A iniciativa tem como base a Medida Provisória (MP) 868/2018, que perdeu a validade sem ter sido apreciada pelo Congresso Nacional, o que levou o governo federal a redigir o PL tratando da matéria. O texto prorroga o prazo para o fim dos lixões e facilita a privatização de estatais do setor de abastecimento d’água e saneamento, entre outras medidas.

Andrea Matos, que também é conselheira do Observatório Nacional do Direito à Água e ao Saneamento (Ondas), se opôs à proposta de privatização. “A água é um bem comum e um direito de todos, e não uma mercadoria”, afirmou. Segundo ela, “não se pode permitir que empresas privadas sejam detentoras dos recursos hídricos”.

De acordo com a química, a privatização aumentará os graves problemas de abastecimento d’água e saneamento nas comunidades de baixa renda. “A lógica da iniciativa privada é o lucro”, alertou. Andréa Matos fez um resumo do histórico das comunidades carentes. “A população pobre e negra, que, após o fim da escravidão, foi morar nos morros e nas favelas, sem saneamento básico, é vítima de racismo ambiental”, afirmou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada R$ 1 investido em saneamento básico, a economia em gastos com a saúde é de R$ 4. A OMS estima que, no Brasil, 15 mil pessoas morram e 350 mil sejam internadas, a cada ano, devido a doenças ligadas à precariedade do saneamento básico.

No bate-papo, Deborah Prates também defendeu maior participação feminina na política. “Temos que apoiar as candidaturas de mulheres”, propôs a presidente da Comissão da Mulher. A advogada falou, ainda, sobre a luta contra a falta de respeito com as pessoas com deficiências. “É preciso resistir a essa opressão que reduz as pessoas com deficiências às suas deficiências”, afirmou.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173