Trazido para o IAB pelo diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena, o novo consócio Carlos Ratis, que preside o Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), optou pela Comissão de Direito Constitucional. “É uma satisfação receber Carlos Ratis, que é um profissional muito respeitado no mundo jurídico e presidente de uma importante entidade estadual”, afirmou Folena. O novo consócio, que tomou posse virtualmente, se disse “honrado” por ingressar na Casa de Montezuma e destacou “a importância da parceria entre as duas entidades”. O advogado Antônio Menezes, que foi eleito para presidir a instituição baiana no próximo triênio, também participou da sessão a distância.
A professora Cristina Maria Zackseski integrará a Comissão de Criminologia, presidida por Marcia Dinis, que a indicou ao Instituto. A acadêmica foi saudada pelo consócio José Geraldo de Sousa Júnior, que a tratou como “uma destacada criminóloga que dará grandes contribuições culturais para o IAB”. Pela plataforma Zoom, Cristina Maria Zackseski, após ler o seu compromisso de posse, disse que espera “desenvolver estudos e formulações de políticas criminais indispensáveis à democracia e ao exercício da cidadania”.
Gustavo Mascarenhas Guedes foi convidado a fazer parte do IAB pela vice-presidente da Comissão de Filosofia do Direito, Maria Lucia Gyrão. O novo consócio também tomou posse virtualmente e optou pela Comissão de Direito Ambiental. A proponente não pôde participar da sessão e pediu à secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães, que lesse a sua saudação em que destacou “o notável saber jurídico e retidão de caráter” do novo consócio. Em sua manifestação já como membro efetivo, Gustavo Mascarenhas Guedes disse que estar “disposto, humildemente, a trabalhar e contribuir para a boa advocacia brasileira”.
A Comissão de Direito Digital passará a contar também com os préstimos de Matheus Luiz Puppe Magalhães, que chegou ao Instituto pelas mãos de Adriana Brasil Guimarães e do diretor adjunto de apoio à Realização de Eventos em Parceria, André Marques, que não pode comparecer à sessão. Na curta mensagem lida por Adriana, André Marques disse que o novo consócio “virá para somar com um elenco estelar de consócias e consócios que fazem a Comissão de Direito Digital do IAB pioneira no País”. Da tribuna do plenário, Matheus Luiz Puppe Magalhães falou que “o Direito é um reflexo da sociedade, que está sempre em evolução, o que exige o mesmo do Direito”.
Sonho – Indicada por Rita Cortez e por Adriana Brasil Guimarães, a advogada Cândida Diana Terra também escolheu fazer parte da Comissão de Direito Digital. “Seja bem-vinda à nossa comissão e ao IAB”, saudou a secretária-geral. Cândida Diana Terra assumiu a tribuna: “Muitos anos atrás, estive neste plenário e me perguntei se um dia me tornaria membro do IAB, sonho que hoje realizo com muita alegria e orgulho, depois de ficar 25 anos trabalhando para empresas e apenas três anos após abrir o meu próprio escritório”.
Para a Comissão de Direito do Consumidor irá Elisabeth Baraúna da Conceição Filha. Sua ficha de inscrição foi assinada por Adriana Brasil Guimarães e Débora Batista Martins, que fez a saudação e informou à nova consócia: “Esta é uma Casa acolhedora, onde você fará muitos amigos e terá os seus trabalhos jurídicos valorizados”. Após tomar posse no plenário histórico, Elisabeth Baraúna da Conceição Filha disse: “Débora me encorajou a estar aqui; por isso sou muito grata a ela por hoje ser membro efetivo do IAB, o que muito me honra, sobretudo por ser mulher e negra nesta Casa tão importante para o Direito”.
A Comissão de Direito do Trabalho será reforçada com a chegada de Christiane Cardoso Lopes Mançano, sugerida ao IAB por Rita Cortez e Adriana Brasil Guimarães. “Apesar de termos convidado-a há muito tempo para fazer parte do IAB, somente agora realizamos o antigo desejo de tê-la conosco”, disse Adriana. Em seu primeiro discurso como membro do IAB, Christiane Cardoso Lopes Mançano se disse “muito emocionada” e informou que o seu ingresso no Instituto se deveu “à necessidade de buscar novos espaços e atividades”.
Rodrigo Tostes de Alencar Mascarenhas também se juntará aos membros da Comissão de Direito Constitucional, presidida por Sérgio Sant’Anna, que o trouxe para a Casa de Montezuma. “Rodrigo, que foi conselheiro da OAB/RJ, é um quadro importante dos pontos de vista jurídico, político e acadêmico”, destacou Sérgio Sant’Anna. “É uma honra fazer parte de uma entidade com 178 anos, o que, em termos de Brasil, não é pouco, sobretudo neste momento em que a democracia, tão defendida pelo Instituto, está sendo ameaçada”, afirmou o novo consócio.
Após a sessão extraordinária de posses, a presidente nacional do IAB, na sessão ordinária iniciada logo em seguida, empossou também o advogado Franciley Ribeiro do Nascimento. Ele optou pela Comissão de Direito Constitucional. “É mais um dos que vão somar conosco”, disse o presidente da comissão. “A data de hoje será marcante para o resto da minha vida, pois desejei isso desde sempre”, resumiu Franciley.