NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 13 Maio 2021 01:08

‘O movimento sindical tem que defender a democracia e ir além das questões corporativas’, diz Rita Cortez 

A convite da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), a presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, integrou nesta quarta-feira (12/5) a mesa de honra virtual na abertura do VI Encontro de Direito Sindical e fez palestra no painel sobre o tema Não toquem em meu companheiro. “O movimento sindical tem que defender a democracia e ir além das questões corporativas, pois a solidariedade da classe operária é fundamental na luta pelo respeito à Constituição Federal e pela preservação do estado democrático de direito”, afirmou a advogada trabalhista Rita Cortez. Aberto pelo presidente da Abrat, Otávio Pinto e Silva, o encontro, que tem como tema central O sindicalismo nascido do ventre da luta, se estenderá até sexta-feira (14/5).  
Também integraram a mesa de honra virtual o ex-presidente da Abrat e presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da OAB, Antônio Fabrício Gonçalves; a diretora de Eventos da Abrat, Cristina Targino, e Jane Calixto, integrante da Comissão Nacional de Prerrogativas da Abrat. O primeiro painel foi iniciado após a transmissão do documentário Não toquem em meu companheiro, da diretora Maria Augusta Ramos. O filme reconstitui a história de luta dos empregados da Caixa Econômica Federal (CEF), desde a greve dos bancários deflagrada em 1991, em protesto a centenas de demissões.  

Para Rita Cortez, “a maior virtude o filme é o paralelo traçado entre os governos Collor e Bolsonaro”. Segundo a advogada trabalhista, há uma identidade entre os projetos econômicos implantados nos dois governos. “Ambos têm caráter neoliberal, sendo que o de Collor se destacou pela promoção das privatizações e a flexibilização de direitos trabalhistas, e o atual está marcado pelos retrocessos decorrentes das reformas trabalhista e previdenciária, que suprimiram direitos consagrados”, afirmou Rita Cortez.   A presidente do IAB apontou ainda o que considera como outro ponto em comum entre os dois governos: “Repete-se a busca pelo desmantelamento do Estado social, em prol do Estado mínimo e da acumulação extrema de capital, em detrimento da força de trabalho, gerando mais pobreza e desigualdades sociais”. Também participaram do painel a cineasta Maria Augusta Ramos, a diretora do Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Ideclatra), Miriam Gonçalves, e a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Juvandia Moreira. O primeiro dia do evento foi encerrado com a conferência sobre Mulheres em movimento: lutas sindicais por direitos, voz e vida, feita pela desembargadora Sayonara Grilo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1).

Nos dois próximos dias de evento serão discutidos os temas O feminismo e o movimento sindical – juntos ou separados?, Profissional de aplicativo: nova categoria ou velha exploração, Decisões judiciais que criminalizam os movimentos de greve – lawfare e É preciso nascer um novo movimento sindical?.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173