Segunda, 30 Novembro 2020 17:05

Nota de pesar – José Alfredo Ratton

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profundo pesar pela morte, aos 89 anos, do consócio e membro do Conselho Superior José Alfredo Ratton, ocorrida nesta segunda-feira (30/11) no Rio de Janeiro. Ele estava internado havia 20 dias, após sofrer um acidente doméstico. O advogado ingressou no IAB em 1991 e foi o orador oficial do Instituto no biênio 1998/2000. Era casado com Eliana Pacheco Ratton; pai de João Alfredo, Rosaly, João Carlos e Cristiana; avô de Marina, João Otávio, João Gabriel, Juliana, Bernardo e Nicolas, e bisavô de Pedro, Izabela e Nina. 
“As inúmeras perdas de antigos e respeitáveis membros do IAB nos entristecem”, disse a presidente nacional, Rita Cortez, que acrescentou: “Hoje, perdemos um filósofo do Direito”. Ela também comentou a verve literária do advogado: “Ratton, que através de suas crônicas, retratava com humor fino e sarcasmo a vida da nossa cidade e seus personagens, revelou-se no livro Chapéu panamá – estórias que eu inventei para você um poeta das liberdades, da igualdade e da democracia em nosso País”. A obra foi lançada em 2015 pela Editora Scortecci.

Natural de Joinville (SC), José Alfredo Ratton se formou, primeiramente, em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1959. Foi funcionário do Banco do Brasil por 31 anos, de 1952 a 1983. Concluiu o curso de Direito na Universidade Estácio de Sá (Unesa), em 1981, o mestrado na Universidade Gama Filho (UGF), em 1983, o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1989, e o pós-doutorado na UGF, em 1991. Foi professor-adjunto da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ e professor-conferencista da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).

Membro da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto, José Alfredo Ratton publicou artigos na Revista do IAB, entre os quais Código Brasileiro de Telecomunicações e O Estado atual: pesquisa sobre as diversas concepções. Ele também fez dezenas de palestras e conferências sobre diversos temas, tais como Globalização e Direito, Economia & Direito, Elementos fundamentais da Filosofia do Direito e Miguel Reale, o professor de Direito