NOTÍCIAS

IABNEWS

Segunda, 17 Junho 2024 23:26

No Conselho Pleno da OAB, Instituto dos Advogados se posiciona contra PL que equipara aborto a homicídio

Ana Amélia Menna Barreto Ana Amélia Menna Barreto

A 3ª vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Ana Amélia Menna Barreto, reafirmou a posição da entidade sobre o projeto de lei 1904/24, que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples. Representando o Instituto, ela se manifestou durante reunião do Conselho Pleno da OAB, realizada em Brasília (DF), nesta segunda-feira (17/6). Menna Barreto declarou que a Casa de Montezuma mantém compromisso com sua “posição inabalavelmente contrária a qualquer medida que viole os direitos fundamentais, a dignidade da pessoa humana e as medidas de proteção à mulher e às crianças”. 

A vice-presidente destacou que o IAB lançou nota de repúdio ao PL junto com outras seis entidades da advocacia. A Ordem também avaliou um documento que condena a proposta, além de defini-la como inconstitucional. Por aclamação, o CFOAB aprovou o parecer técnico-jurídico que pede o arquivamento da proposta e o envio do documento às presidências da Câmara e do Senado Federal. O Instituto dos Advogados, ressaltou Menna Barreto, também está elaborando um parecer para enfrentar o tema.

Conselho Pleno durante a aprovação do parecer contra o PL 1904/24

Assinam o texto as conselheiras federais Silvia Virginia de Souza, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos; Ana Cláudia Pirajá Bandeira, presidente da Comissão Especial de Direito da Saúde; Aurilene Uchôa de Brito, vice-presidente da Comissão Especial de Estudo do Direito Penal; Katianne Wirna Rodrigues Cruz Aragão, ouvidora-adjunta; Helsínquia Albuquerque dos Santos, presidente da Comissão Especial de Direito Processual Penal; e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno.

Da esq. para a dir., Silvia Cerqueira, Ana Amélia Menna Barreto e Ana Paula Araújo

Presidente nacional da OAB, Beto Simonetti anunciou que esteve com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e que ele está disposto ao diálogo. "Reconhecendo o papel fundamental que a Ordem exerce na sociedade brasileira como líder da sociedade civil, ele está preparado para receber o resultado da votação e construir uma solução para esse PL, ouvindo a OAB. Essa é a importância do diálogo honesto e direto que a Ordem tem mantido com os poderes ao longo do tempo", disse ele.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do CFOAB.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173