Sebastião Reis, que integrará a Comissão de Direito Penal, falou também sobre a importância da esposa, Anna Maria da Trindade dos Reis, em sua vida e agradeceu a aprovação de seu nome para membro honorário do IAB. “Sinto-me muito honrado por integrar esta Casa e espero contribuir neste momento conturbado do País, que exige debates e ideias que prevaleçam somente por sua capacidade de convencimento”, concluiu. O ministro foi indicado ao Instituto pelo presidente da Comissão de Direito Agrário e Urbanístico, Frederico Price Grechi, responsável também pelas indicações de Anna Maria Reis e Joana D'arc Bortone.
Frederico Price Grechi
“Tenho que falar da alegria de tomar posse no IAB junto com a pessoa que é a luz dos meus olhos, com quem ingressei na faculdade e na Ordem dos Advogados do Brasil”, disse da tribuna do plenário a advogada, que fará parte das comissões de Direito Civil e de Direito Agrário e Urbanístico. Joana D'arc Amaral Bortone, por sua vez, afirmou que pretende participar dos “debates acadêmicos, que são de enorme importância para o aprimoramento do Direito”. Ela integrará a Comissão de Direito Processual Civil.
Anna Maria da Trindade dos Reis
Joana D'arc Amaral Bortone
Indicada pelo presidente da Comissão de Igualdade Racial do IAB, Humberto Adami Santos Junior, a advogada Flávia Pinto Ribeiro integrará a comissão. “Me sinto honrada e feliz por ingressar nos quadros da mais antiga instituição jurídica do País, especialmente na gestão da segunda mulher a ocupar a presidência do Instituto”, afirmou a advogada, que é vice-presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB/RJ, presidida por Humberto Adami. Compareceu à sessão ordinária a diretora de Igualdade Racial da OAB/RJ, desembargadora Ivone Caetano, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Humberto Adami Santos Junior
Flávia Pinto Ribeiro
Apresentado pelo ex-presidente do IAB Técio Lins e Silva, que o indicou junto com a presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Luciana Lóssio, como “um dos maiores especialistas do Brasil em Direito Eleitoral”, o advogado Humberto Borges Chaves Filho, que integrará a comissão, disse que “será um privilégio aprender com os juristas do IAB e ajudar a aumentar a presença feminina na política”.
Humberto Borges Chaves Filho
No dia 12 de abril último, o IAB, por meio de petição assinada por Rita Cortez e Luciana Lóssio, solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a criação de uma unidade na corte para monitorar a aplicação das cotas de gênero e ampliar a presença da mulher na política. A instalação da unidade foi recomendada, em março, pela Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acompanhou as eleições de 2018, no Brasil.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!