Natural da Bahia, Balazeiro também aumenta o número de representantes do IAB na região Nordeste. Ele foi indicado ao Instituto pelo consócio Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho, também baiano, e por Sydney Sanches. Ao dar as boas-vindas ao novo membro, o presidente ressaltou a alegria em receber entre os quadros do Instituto mais um membro do Judiciário. “Esta posse demonstra nossa pluralidade: somos uma casa de juristas onde advogados, magistrados e membros do Ministério Público debatem o universo do Direito e se unem harmonicamente na busca pelo aprimoramento da Justiça”, disse.
As qualidades profissionais do ministro ganharam destaque na fala de Luiz Augusto Coutinho. O indicante afirmou que, apesar de jovem, Balazeiro já prestou grandes serviços à Justiça. Segundo Coutinho, o trabalho do magistrado é marcado pela clareza de suas ideias, seu senso de justiça, sua cordialidade e pela forma como ele trata o jurisdicionado e os advogados. “O nosso compromisso em estabelecer laços mais fortes com a cultura jurídica se reafirmam com o ingresso dele. Que o brilho candente das suas ideias traga ainda mais luz a este Instituto”, concluiu.
Doutor em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília, Balazeiro foi procurador-geral do Trabalho e presidente do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho no biênio 2019-2021.
O primeiro discurso de Balazeiro na qualidade de associado da Casa de Montezuma teve como ponto central o orgulho em integrar uma entidade jurídica quase bicentenária. Filho de advogados, ele contou que sempre reconheceu o papel essencial dessa profissão para a sociedade. “Não há democracia sem uma advocacia livre e protegida do arbítrio do momento”, defendeu o ministro.