NOTÍCIAS

IABNEWS

Friday, 06 May 2022 12:12

Membro honorário do IAB é homenageado com a Medalha Tiradentes 

Membro honorário do IAB é homenageado com a Medalha Tiradentes  Foto: Octacílio Barbosa

Ex-presidente da Associação dos Magistrados do Estado Rio de Janeiro (Amaerj) (2020/2021) e membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), o juiz Felipe Carvalho Gonçalves da Silva foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quinta-feira (5/5), com a Medalha Tiradentes. A maior honraria do Poder Legislativo fluminense é concedida a personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à causa pública. A sessão solene de entrega da comenda, realizada no plenário da Alerj, contou com a presença do 1º vice-presidente do IAB, Carlos Eduardo Machado, que integrou a mesa de honra. A homenagem ao magistrado foi uma iniciativa dos deputados Tia Ju (Republicanos) e André Ceciliano (PT), presidente da Alerj. 

"O homenageado teve uma atuação marcante na presidência da Amaerj, ao defender a independência da magistratura e suas prerrogativas”, afirmou Carlos Eduardo Machado. Na opinião do advogado, “a independência da magistratura é fundamental para a afirmação do estado democrático de direito e o respeito às garantias constitucionais dos cidadãos”. Após receber a medalha, Felipe Carvalho Gonçalves da Silva afirmou: "Nada tenho feito além de cumprir meu dever de servidor público, primeiro como defensor e, desde 2006, como magistrado”.  

 

Felipe Carvalho Gonçalves da Silva e Carlos Eduardo Machado

 

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Felipe Carvalho Gonçalves da Silva foi defensor público de 2002 a 2006, quando se tornou juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Membro da Comissão de Direito Processual Civil do IAB, o magistrado é mestre e doutorando em Direito Processual pela Uerj, e autor do livro Colaboração premiada - a palavra do colaborador como meio de prova e a busca da verdade. Atualmente, é juiz titular da 2ª Vara Criminal de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. 

André Ceciliano agradeceu ao homenageado por sua participação na discussão sobre o Regime de Recuperação Fiscal. Tia Ju disse que o agraciamento foi em reconhecimento à dedicação do homenageado à magistratura. Também integrou a mesa de honra o defensor público-geral do estado, Rodrigo Pacheco. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173