"O homenageado teve uma atuação marcante na presidência da Amaerj, ao defender a independência da magistratura e suas prerrogativas”, afirmou Carlos Eduardo Machado. Na opinião do advogado, “a independência da magistratura é fundamental para a afirmação do estado democrático de direito e o respeito às garantias constitucionais dos cidadãos”. Após receber a medalha, Felipe Carvalho Gonçalves da Silva afirmou: "Nada tenho feito além de cumprir meu dever de servidor público, primeiro como defensor e, desde 2006, como magistrado”.
Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Felipe Carvalho Gonçalves da Silva foi defensor público de 2002 a 2006, quando se tornou juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Membro da Comissão de Direito Processual Civil do IAB, o magistrado é mestre e doutorando em Direito Processual pela Uerj, e autor do livro Colaboração premiada - a palavra do colaborador como meio de prova e a busca da verdade. Atualmente, é juiz titular da 2ª Vara Criminal de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
André Ceciliano agradeceu ao homenageado por sua participação na discussão sobre o Regime de Recuperação Fiscal. Tia Ju disse que o agraciamento foi em reconhecimento à dedicação do homenageado à magistratura. Também integrou a mesa de honra o defensor público-geral do estado, Rodrigo Pacheco.