NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 23 Novembro 2022 22:34

Livro que analisa a aplicação da justiça privada no Brasil é lançado no IAB

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Filho Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Filho

O livro Processo arbitral – A inaplicabilidade da ordem pública e a observância do CPC no tocante ao direito probatório e ao livre convencimento chegou à Biblioteca Daniel Aarão Reis, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A obra, escrita por Paulo Cezar Pinheiro Carneiro Filho, foi lançada no IAB e teve exemplares doados à Casa de Montezuma. O autor, que definiu o texto como “uma sustentação da aplicabilidade das regras do Direito Probatório no livre convencimento”, também foi convidado a apresentar o livro aos consórcios, durante a sessão plenária desta quarta-feira (23/11), conduzida pelo presidente nacional do IAB, Sydney Sanches. 

O livro é oriundo da tese de doutorado do escritor, que se debruçou sobre os procedimentos arbitrais presentes na legislação brasileira. Segundo Paulo Cezar Carneiro, no Brasil há “a cultura de o perdedor no tribunal arbitral entrar na Justiça estatal para discutir o mérito da decisão arbitral através da chamada ‘violação da ordem pública’”. Para discutir o assunto, o advogado analisou o sistema da Civil Law da França, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Itália. 

 

Durante a pesquisa desenvolvida para a obra, Carneiro analisou, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), 500 acórdãos, se aprofundando em 85 deles. O objetivo, de acordo com o autor, era “demonstrar que, com base num vício formal, o perdedor vai à Justiça estatal e busca um rejulgamento da causa”. Nesse sentido, a questão levantada no livro trata da necessidade de segurança jurídica por meio de normas pré-estabelecidas no sistema. “Usei a prova do Direito Probatório e estudei a natureza jurídica dela. Segundo a doutrina, o que vale são regras de Direito Material. Se as regras de Direito Probatório são regras de Direito Material, como elas não podem ser observadas nos procedimentos arbitrais da lei brasileira?”, argumentou o autor. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173