NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 18 Janeiro 2023 21:57

Liberdade religiosa é direito constitucional, lembra IAB

“A intolerância a todo e qualquer credo não encontra respaldo na liberdade religiosa consagrada em nosso texto constitucional”, afirmou o presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, neste 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O dirigente da entidade evocou o inciso VI do artigo 5º da Constituição Federal, que assegura o livre exercício de cultos e crenças religiosas, para reafirmar o compromisso institucional com as garantias invioláveis dos cidadãos. 

Aproximadamente três denúncias diárias de casos de intolerância religiosa chegaram ao Disque 100, destinado a atendimentos em casos de violação aos direitos humanos, no primeiro semestre de 2022. O preconceito, assim como lembra o presidente do IAB, precisa de combate: “É urgente abolir a abjeta discriminação de credo e imperativo religar a fé no espírito da fraternidade coletiva”. A celebração da luta contra a intolerância marca o impulso pela mudança. “O País passa por um processo de reconstrução das nossas diversidades e respeito às escolhas”, disse Sydney Sanches. 

Desde 21 de janeiro de 2000, a data é um marco do impacto da violência religiosa nos direitos individuais. Nesse dia, a ialorixá Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda, morreu de infarto depois de ter seu terreiro atacado por intolerantes. A partir de 2007, a memória da mãe de santo passou a ser homenageada com a efeméride criada pela Lei federal 11.635/07. Ela também foi instituída na mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Religião, proposto pela Assembleia Espiritual Nacional. 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173