Indicada pelo secretário-geral, Jorge Rubem Folena, Jéssica Cavalcante dará reforço às Comissões de Direitos Humanos e de Direito e Ciência Política. Ao saudar a professora, que leciona na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Folena lembrou que o IAB tem subsedes em todas as regiões brasileiras e valoriza o diálogo entre profissionais de todo o País. “A posse de uma associada do Tocantins é motivo de orgulho para o Instituto, além de uma oportunidade de ampliar nosso quadro feminino. Jéssica é uma mulher qualificada, especialista em direitos humanos, e trará grandes debates ao IAB”, afirmou.
Professora de ética, a nova consócia ressaltou que compor a Casa de Montezuma e abrir diálogo com os qualificados e experientes juristas presentes na entidade é uma honra para todo profissional do Direito. “Com profundo senso de responsabilidade tomo posse aqui. Não é, para mim, apenas uma conquista pessoal. Também espero poder contribuir para o fortalecimento do pensamento jurídico do País”, disse Jéssica.
Ampliando a representação internacional do IAB, Sofia Andrea Curatolo ingressou na entidade por indicação da presidente da Comissão de Criminologia, Marcia Dinis. A brasileira destacou as qualidades profissionais da empossada e afirmou que a argentina é uma referência incontestável no campo das ciências criminais. “Sofia tem uma jornada marcada pela excelência acadêmica e pelo comprometimento com a pesquisa científica. A presença dela reforça nosso compromisso com a interculturalidade do nosso debate jurídico e a busca por uma justiça mais equitativa e eficiente”, enfatizou Marcia.
Sofia, que também irá compor a Comissão de Criminologia, usou seu primeiro discurso como associada para ressaltar a importância do diálogo entre os países latinos e se comprometeu a colaborar com os estudos do IAB: “Nós, da América Latina, temos que estar unidos com o objetivo de pensar nos direitos penais que temos. É fundamental que trabalhemos juntos para discutir as diversas problemáticas que nos atravessam em comum, como a questão de gênero e a criminalidade”.
Presidente da Comissão de Igualdade Racial, Humberto Adami foi o responsável pela indicação de Sânya Cecilia de Sá ao IAB. Ele destacou que a advogada tem grande dedicação acadêmica e uma atuação voltada para o Direito Eleitoral e para a luta pela busca da repação da escravidão negra. “Ela é uma pessoa muito querida e vai abrilhantar a coleção de personalidades femininas tão competentes que fazem parte do Instituto”, disse ele.
Em seu discurso, a empossada sublinhou o prazer de fazer parte de um grupo seleto de juristas dedicados à promoção da igualdade, da Justiça e da democracia. “Estou à disposição do Instituto para somar nas questões referentes a gênero, raça e ao que mais eu puder contribuir. Entendo que esta é uma instituição muito importante para o universo jurídico nacional e espero estar junto nesse trabalho”, declarou a nova integrante da Comissão de Igualdade Racial.