NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 03 Agosto 2022 14:04

Instituto dos Advogados Brasileiros inaugura subsede em Belém nesta sexta-feira

O presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Sanches, estará em Belém (PA) nesta sexta-feira (5/8), para a inauguração da subsede do IAB no Estado do Pará, a se realizar às 19h, no Auditório David Mufarrej da Unama – Universidade da Amazônia, localizado à Av. Alcindo Cacela, 287, 3º andar, Umarizal, Belém.

Na ocasião, será proferida a palestra A advocacia do século XXI e o Direito Empresarial pelo advogado Clóvis Malcher Filho, ex-presidente do Instituto dos Advogados do Pará (IAP). 

A subsede em Belém será a sétima a ser inaugurada pelo IAB. As outras subsedes são em Brasília (DF), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Porto Velho (RO), Aracaju (SE) e Teresina (PI).

O evento será realizado no formato presencial e seguirá todos os protocolos exigidos pelos órgãos oficiais de saúde.

O IAB – O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) foi fundado por decreto imperial em 1843, em decorrência da criação dos cursos jurídicos e do exercício da advocacia no Brasil. Presidido por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o IAB nasceu com o principal objetivo de criar um ordenamento jurídico genuinamente nacional e constituir a Ordem dos Advogados. 

Até a criação da Ordem, a "Casa de Montezuma", como é também chamado por seus sócios, congregava todos os bacharéis formados em Direito residentes na corte e nas províncias, competindo-lhes a elaboração do ordenamento jurídico e a organização legislativa e judiciária no Brasil Império.

Em 1888, assumindo as funções que competiriam à OAB, passou a adotar a denominação "Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros", situação que se manteve até a década de 1930, quando foi criada a OAB. Atualmente, o IAB corresponde à Academia da Advocacia, sendo espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, bem como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.

Toda quarta-feira, das 18h às 20h, o IAB realiza sessões plenárias em sua sede, no Rio de Janeiro, que são transmitidas pelo canal TVIAB no YouTube. Nessas sessões, no seu plenário histórico, novos membros tomam posse e são apresentados pareceres sobre propostas legislativas em andamento. São também promovidos seminários e debates sobre diversos temas do Direito e de matérias correlatas, como Filosofia e Ciências Sociais. 

O IAB tem, ainda, uma biblioteca aberta ao público das 10h às 17h. Com mais de cem anos de existência, a Biblioteca Daniel Aarão Reis dispõe de um acervo com mais de 60 mil volumes. 

Para saber mais sobre o IAB, acesse o site www.iabnacional.org .br e acompanhe as atividades do Instituto pelas redes sociais (iabnacional). Nosso endereço é Av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, telefone (21) 2240-3173, e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173