NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 23 Novembro 2022 00:08

IAB vai auxiliar a Câmara dos Deputados a aprimorar o marco legal das eólicas offshore

Da esq. para dir., Kim Kataguiri, Bernardo Gicquel e Luis Fernando Priolli Da esq. para dir., Kim Kataguiri, Bernardo Gicquel e Luis Fernando Priolli

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) fará parte de um grupo de trabalho que tem como objetivo aprimorar o projeto de lei 576/21, que estabelece o marco regulatório para a exploração de energia em instalações offshore, definidas pelo território de extração instalado no mar. A colaboração foi firmada no dia 10 de novembro, por meio de um encontro realizado no gabinete do deputado federal Kim Kataguiri (União/SP). O presidente da Comissão de Energia, Petróleo e Gás do IAB, Bernardo Gicquel, que representou o Instituto na reunião, afirmou que a legislação tem grande importância para a economia brasileira. “Nossa função é aperfeiçoar o PL para atingir um objetivo de segurança jurídica, atração de investimentos e retenção de tecnologia para o País. E para que, dentro de isso tudo, os investimentos sejam feitos para criar crescimento econômico e social”, disse ele.

O grupo de trabalho conta com a participação do IAB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). A reunião também teve a participação do 2º vice-presidente da Comissão de Energia, Petróleo e Gás, Luis Fernando Priolli. A união dessas entidades, para Bernardo Gicquel, representa um esforço em realizar o desenvolvimento da proposta que considere os aspectos científicos necessários ao debate. “Esse aperfeiçoamento vai ser feito por pessoas técnicas em equipes multidisciplinares de engenheiros, acadêmicos e advogados. Uma área jurídica complementar a uma área técnica da engenharia é extremamente salutar para o processo legislativo”, disse o representante do IAB.

A primeira reunião de debate entre as entidades e a equipe legislativa do deputado Kataguiri será realizada na primeira semana de dezembro. No encontro, o grupo de trabalho irá iniciar o aprimoramento da norma, que pretende regulamentar a autorização para aproveitamento do potencial energético localizado em área do Mar Territorial, da Plataforma Continental, da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) ou de outros corpos d'água sob domínio da União. A proposta legislativa, escrita pelo senador Jean Paul Prates (PT/RN), foi aprovada no Senado Federal em agosto deste ano e tramita na Câmara dos Deputados, onde será apreciada pelo corpo legislativo e suas comissões. 

Para Bernardo Gicquel, o projeto de lei sobre as eólicas offshore representa um avanço tecnológico para o Brasil, já que influencia nos recursos econômicos de muitas regiões do País, onde equipamentos poderão ser instalados. “A projeção, no Brasil, é de uma capacidade de geração de 700 GW, mais do triplo do que hoje se encontra instalada (180 GW), o que denota a urgência e a importância de uma marco legal para evitar prejuízos de toda a ordem”, explicou. 

A energia eólica, por se tratar de um recurso renovável, ainda representa a possibilidade de avanço mais sustentável e seguro, se comparada à energia de hidrelétricas. “Em todo o planeta, a tecnologia de eólicas offshore ainda está em fase inicial, o que revela a necessidade do Brasil de gerar e captar recursos e tecnologia com regras claras e segurança jurídica, não só para atrair investimentos, mas para um aproveitamento estratégico e planejado dos recursos”, disse o advogado.

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173