NOTÍCIAS

IABNEWS

Quinta, 03 Agosto 2023 02:55

IAB sugere aperfeiçoamento técnico de projeto de lei que cria o Código de Defesa do Empreendedor

Gustavo Fuscaldo Couri Gustavo Fuscaldo Couri

O plenário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) aprovou, nesta quarta-feira (2/8), parecer que sugere alterações no projeto de lei 4783/20, que propõe a criação do Código de Defesa do Empreendedor. Para aperfeiçoar a proposta legislativa, o texto pede, entre outras mudanças, a criação de um programa de ambiente regulatório experimental. “Nossa sugestão é no sentido da criação de um sandbox regulatório, que é um ambiente em que se tem um regramento controlado, para que ocorra a exploração de atividades e um controle de qualidade e evolução constante em relação ao marco que se quer desenhar”, explicou Gustavo Fuscaldo Couri, relator da matéria junto com os consócios Tarsis Nametala Jorge e Érica Guerra da Silva. 

O PL, apresentado pelo ex-deputado federal Vinicius Poit (Novo-SP), pretende obrigar o Estado a desenvolver sistemas digitais para facilitar a obtenção de documentos relacionados a empresas. Além disso, o projeto também propõe que o governo ofereça aos empreendedores orientações sobre como proceder diante da identificação de alguma infração. “Esse código trata das temáticas relacionadas à abertura, ao andamento e ao encerramento da atividade empresária de uma forma bem desburocratizada e trata também da contestação de documentos desnecessários”, explicou Érica Guerra. 

Érica Guerra

O parecer pontua que é necessário aprimorar o texto legislativo para adotar conceitos já estabelecidos na legislação brasileira, como é o caso da definição de empresário descrita no artigo 966 do Código Civil. Outra mudança sugerida diz respeito à necessidade de descrever a definição de médio e alto risco, abordadas no texto do projeto, e substituir “licenciamento” por “liberação”. As alterações, segundo o parecer, devem se dar para “manter a unidade do ordenamento jurídico, considerando que o Decreto 10.178/19 dispõe de regras que órgãos e entidades adotarão para as solicitações de atos públicos de liberação de atividades econômicas”. 

Teresa Pantoja

A autora da indicação que deu origem ao estudo da matéria, Teresa Pantoja, afirmou que não convém aos legisladores introduzirem “conceitos novos para situações que já estão reiteradamente reguladas em diplomas legais de maior relevância”. O texto, apreciado pela Comissão de Direito Empresarial, também pede a inclusão de um artigo que defina os direitos da categoria. “Estabelecer positivamente os direitos do empreendedor é necessário para dar segurança jurídica, assim como para reforçar o papel da norma como um instrumento hábil para fomentar e propiciar o ambiente sustentável de negócios”, conclui o parecer. 


 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173