Da esq. para a dir., Leila Bittencourt, Jean Saadi, Guilherme Calmon, Sergio de Andréa Ferreira, Francisco Amaral, Aluísio Mendes e Gustavo Tepedino
Fontes vai ocupar a cadeira 2, cujo patrono é Joaquim Xavier Guimarães Natal, que foi deputado constituinte em 1891 e ministro do Supremo Tribunal Federal, além de procurador-geral da República.
Depois de elogiar seus novos colegas de ABLJ como grandes nomes do Direito Civil, o empossado prestou uma homenagem ao professor Arion Sayão Romita, morto em março de 2022, de quem herdou a cadeira. “Ele tinha qualidades excepcionais. Publicou livros inimagináveis, com uma forma de escrever que não era limitada, como tantos outros”, destacou André Fontes, um apaixonado por bibliotecas.
O desembargador também ressaltou em seu discurso a felicidade em poder contribuir academicamente com o pensamento jurídico para além dos muros da universidade. “Eu vivo, respiro, sonho e tenho pesadelos com a universidade. A cada aula que dou, entro com o mesmo temor da primeira aula. Nunca achei que estivesse pronto. Como disse um famoso cientista: ‘Eu sou um anão, só que estou no álbum dos gigantes’”, encerrou.
Além de André Fontes, compuseram a mesa o presidente da ABLJ, Francisco Amaral, e o secretário-geral, Sergio de Andréa Ferreira; o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, e o vice, Aluísio Mendes, este último membro da ABLJ; o advogado Gustavo Tepedino, também da Academia e o desembargador Jean Saadi, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
Prestigiaram ainda a posse Yara Cruz Fontes, mãe do empossado; a presidente eleita do IAB, Rita Cortez, e a juíza federal Marceli Siqueira, presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes), entre outros convidados.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF2.)