NOTÍCIAS

IABNEWS

Terça, 17 Janeiro 2023 09:57

IAB participa de Ato pela defesa da democracia no Rio Grande do Sul

Participantes do Ato pela defesa da democracia. Foto: Eduardo Nichele. Participantes do Ato pela defesa da democracia. Foto: Eduardo Nichele.

Unido a outras instituições e aos órgãos dos Três Poderes do Estado do Rio Grande do Sul, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) participou do Ato pela defesa da democracia, realizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (16/1). Manifestações pela proteção do Estado Democrático de Direito e de repúdio a ações golpistas marcaram o evento. Diante da tensão presente após os atos antidemocráticos promovidos em Brasília (DF) no dia oito deste mês, a diretora de Comunicação do IAB, Carmela Grüne, destacou que o ataque não foi apenas um movimento pontual: “Na internet temos várias pessoas pedindo golpe, não respeitando as decisões judiciais, e o combate a isso vai ser um trabalho árduo e cotidiano para todos”.

Representando o IAB, Carmela Grüne conclamou a sociedade a buscar a responsabilização das pessoas envolvidas “nos crimes praticados contra a ordem constitucional e contra a garantia do Estado Democrático de Direito”. Em seu discurso, ela afirmou que a manutenção da democracia e das instituições depende do exercício da cidadania. “Não podemos admitir que a democracia não seja escutada pela voz do povo, que foi soberano nas eleições”, completou a advogada. 

Carmela Grüne

Segundo Grüne, a população, da mesma maneira, deve se posicionar diante do poder público. “Todos nós temos que provocar o Judiciário quando houver omissão daqueles que deveriam estar nos resguardando para que hoje possamos manifestar o direito de falar e de se expressar dentro da legalidade e do respeito ao outro, porque não existe democracia sem isso”. O evento foi organizado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). A realização do ato, de acordo com o presidente da Ajuris, Cláudio Martinewski, “é muito importante para a demonstração, em alto e bom som, do repúdio a qualquer iniciativa que transgrida direitos e prejudique a democracia”.

O ato contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Valdeci Oliveira; do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; do procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; dos presidentes do TRE, desembargador Francisco José Moesch, do TRF4, desembargador Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e do TRT4, desembargador Federal Francisco Rossal de Araújo; do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; do procurador-chefe da Procuradoria da República do RS, Felipe Silva Muller, além de magistrados, representantes e dirigentes de entidades públicas, de classe e associações.

 

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173