NOTÍCIAS

IABNEWS

Sábado, 21 Dezembro 2024 03:02

IAB assina acordo para criar canal de denúncias sobre ataques à liberdade de imprensa

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e mais oito entidades da sociedade civil publicaram um memorando de entendimento para a proteção de jornalistas, comunicadores, profissionais de meios de comunicação e cidadãos que exercem o jornalismo. A iniciativa, assinada pelo IAB no dia 13 de dezembro, prevê a criação de um canal para envio de denúncias e troca de informações, a fim de combater atentados contra a liberdade de expressão e de imprensa e desenvolver ações preventivas e educativas sobre o tema.

O presidente da entidade, Sydney Limeira Sanches, afirmou que “o memorando firmado é mais uma ação que confirma o compromisso do IAB com as liberdades e a proteção da difusão independente da informação responsável, em um ambiente marcado pela desinformação, impactado pelo descontrole do ambiente digital e tentativa de restrição à atuação livre do jornalismo em uma sociedade polarizada e desafiada pela.”

O diretor secretário responsável pelas Relações Institucionais do IAB, Armando de Souza, representou a entidade na assinatura do acordo e destacou que a iniciativa tem grande importância para a manutenção dos valores democráticos. “Ao ratificar esse memorando, o IAB confirma o seu compromisso de defesa da Constituição Federal, em especial a liberdade de expressão e de imprensa e o direito de todos à informação, por meio da proteção da atividade de jornalistas e comunicadores”, disse o advogado.

Também subscrevem o documento da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), do Coletivo Brasil de Comunicação Intervozes, do Instituto Vladimir Herzog, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), do Instituto Tornavoz e da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

O memorando de entendimento busca facilitar o desenvolvimento de iniciativas conjuntas sobre temas prioritários relacionados à prevenção, responsabilização e criação de mecanismos de efetivação dos direitos à liberdade de expressão e de imprensa e do direito à informação. Além disso, o canal poderá servir para agilizar o atendimento de casos que exijam atuação urgente da PFDC.

Plano de trabalho - O documento estabelece ainda um plano de trabalho, evitando a criação do fluxo de encaminhamento de denúncias e representações; a elaboração de um guia de orientação dirigido aos membros do Ministério Público Federal (MPF) e outro dirigido a jornalistas, e a realização de um webinar destinado à formação e à conscientização de membros do Ministério Público sobre o papel do MP na proteção de jornalistas.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal.)

OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173