Prestigiaram a posse o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes; o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, e outras autoridades das Forças Armadas e dos Três Poderes.
Da esq. para a dir., Rodrigo Pacheco, Luiz Inácio Lula da Silva, Joseli Camelo, Rosa Weber e Augusto Aras/ Divulgação: STM
Durante sua posse, Joseli Camelo reafirmou o compromisso com a democracia que a Justiça Militar, aliada com o Executivo Federal, mantém. Ele destacou o combate às desigualdades sociais como uma das principais pautas da atualidade. “É preciso que olhemos o nosso futuro sem perder de vista o nosso passado. Temos o dever de buscar nas conquistas do passado e do presente a fonte para assegurarmos aos nossos filhos um País justo e próspero”. O ministro também lembrou que as Forças Armadas têm papel relevante na garantia da soberania e no auxílio em momentos de crise.
Segundo Edmundo Franca, a presença do Instituto na solenidade é parte do movimento histórico e tradicional do IAB de promover uma construção social justa e fraternal, seguindo os princípios constitucionais. No mesmo sentido, Beto Simonetti afirmou que a promoção da paz na sociedade e a defesa da democracia são muito importantes. Ele saudou especialmente o vice-presidente do STM, que tem formação de advogado. Para Joseli Camelo, os operadores do Direito estão em um novo momento com o tribunal, onde há mais compreensão e proatividade. Ele citou como exemplo a criação, por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de uma comissão dedicada ao aprimoramento da Justiça Militar.