NOTÍCIAS

IABNEWS

Quarta, 22 Julho 2020 23:23

Desembargador federal e sete advogados tomam posse em solenidade virtual

O desembargador Ney de Barros Bello Filho, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), e sete advogados, entre os quais a presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade da OAB, Sílvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira, e o diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB/SP, Jorge Cavalcanti Boucinhas, tomaram posse na sessão extraordinária virtual desta quarta-feira (22/7), como membros do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Conduzida pela presidente nacional, Rita Cortez, a sessão contou com as presenças do ex-presidente Técio Lins e Silva, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e membro honorário do IAB Sebastião Reis; do vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, e do 1º vice-presidente do IAB, Sergio Tostes, além de vários diretores e consócios.
Indicado por Técio Lins e Silva e pelo presidente da Comissão de Direito Penal, Marcio Barander, o desembargador Ney de Barros Bello Filho tomou posse como membro honorário. “Ney Bello é um desembargador extraordinário e uma pessoa amável, que vai honrar o IAB com a sua enorme capacidade acadêmica”, afiançou o ex-presidente, ao saudá-lo. O magistrado se disse honrado com o ingresso no Instituto e afirmou: “O Brasil precisa juntar pensamentos diferentes para alcançar práticas advocatícias e judiciais que apostem na racionalidade e garantam a efetividade da Justiça”.

‘Maior respeito’ – A Comissão de Direito do Trabalho contará com os préstimos do advogado Jorge Cavalcanti Boucinhas. “Espero deixar alguma contribuição na minha atuação no IAB”, falou o diretor da ESA da OAB/SP. Rita Cortez, que o indicou, elogiou a sua capacidade: “Tenho o maior respeito pela leitura que o professor Jorge Boucinhas faz do Direito do Trabalho”.

Sílvia Nascimento Cardoso dos Santos Cerqueira entrou para a Casa de Montezuma pelas mãos do presidente da Comissão de Igualdade Racial do IAB, Humberto Adami. A nova consócia optou pela Comissão da Mulher. “É um reforço muito grande para o Instituto”, destacou Adami. Luiz Viana Queiroz também fez questão de saudar a advogada baiana. “Pela sua atuação social e política, Silvia Cerqueira fortalecerá as ações do IAB voltadas para a paridade de gênero e as questões raciais”, afiançou o vice-presidente da OAB Nacional.

Sílvia Cerqueira estava emocionada. “Essa é uma noite para mim de muita emoção”, disse. “A minha felicidade se agiganta quando vejo que posso contribuir com esta instituição centenária que, ao longo da sua existência, abrigou luminares da advocacia”, completou.

Os advogados Carmen Mansano da Costa Barros Filha e Haroldo de Araújo Lourenço da Silva foram indicados pelo presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Arnon Velmovitsky, e pelo membro da comissão Luiz Felipe Conde. Os dois saudaram a nova consócia, que fará parte da Comissão de Direito Penal. “É uma honra muito grande participar da posse dessa advogada que atua nos tribunais superiores”, disse Velmovitsky. Conde complementou: “Pessoa séria e comprometida”.

Carmen Mansano da Costa Barros Filha agradeceu a oportunidade de se tornar membro do Instituto. “É uma alegria ingressar no IAB, especialmente sendo empossada por Rita Cortez, pela sua importância para o Direito e para a vida democrática”, festejou.

Haroldo de Araújo Lourenço da Silva fará parte da Comissão de Direito Imobiliário. “É um jovem advogado que não deixa a desejar em nada, em relação aos mais experientes”, garantiu Velmovitsky. Segundo Conde, a chegada do novo membro “é uma grande aquisição”. Haroldo de Araújo Lourenço da Silva disse que gostaria de tomar posse no plenário histórico. “Mas, de qualquer forma, hoje é um dos momentos mais importantes da minha carreira”, revelou.

Trazida para o IAB por Ulisses César Martins de Souza, a advogada Anna Graziella Santana Neiva Costa irá atuar na Comissão de Direito Eleitoral. “Valorosa advogada e grande conhecedora do Direito Eleitoral”, afiançou o indicante. A advogada valorizou a entrada na Casa de Montezuma: “Reafirmo o meu compromisso com as causas da advocacia, e já me sinto parte deste Instituto, que dignifica a advocacia e qualifica o debate”.

Rita Cortez e o presidente da Comissão de Direito Administrativo, Manoel Messias Peixinho, propuseram o ingresso de Cassio Rodrigues Barreiros. “É uma honra entrar para o IAB, por isso, agradeço a confiança”, disse o novo consócio. “É um brilhante administrativista”, asseverou Peixinho.

A Comissão de Direito Penal ganhou o reforço do criminalista Lucas Groth Pereira. “Foi meu aluno na graduação da PUC, apresentou uma lindíssima monografia, acaba de concluir o mestrado e é um advogado de primeiríssima qualidade”, assegurou Victória de Sulocki, que o indicou, junto com Fernando Drummond.

“Engrandecerá a Comissão de Direito Penal”, garantiu Drummond. Lucas Groth disse que espera “voltar logo, agora como membro do IAB, ao plenário histórico”, onde esteve por diversas vezes, assistindo a palestras e conferências. “Espero estar à altura da indicação”, disse.

Compuseram a mesa virtual a secretária-geral, Adriana Brasil Guimarães; o diretor-secretário Antonio Laért Vieira Júnior e o diretor executivo de Tecnologia e Inovação, Bernardo Gicquel.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!
NAVEGUE FÁCIL
NEWSLETTER
SEDE
Av. Marechal Câmara n° 210, 5º andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP 20.020-080
SUBSEDES
Rua Tapajós, 154, Centro
Manaus (AM)
-
Av. Washington Soare, 800
Guararapes, Fortaleza (CE)
-
SAUS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar
Brasília (DF)
CEP 70438-900
-
Rua Alberto de Oliveira, nr. 59 – Centro – Vitória – ES
CEP.: 29010-908
-
Avenida Alcindo Cacela, n° 287
Umarizal, Belém (PA)
-
Rua Heitor Castelo Branco, 2.700
Centro, Teresina (PI)
Rua Marquês do Herval, nº 1637 – sala 07
Centro – Santo Ângelo - RS
CEP.: 98.801-640
-
Travessa Sargento Duque, 85,
Bairro Industrial
Aracaju (SE)
-
Rua Washington Luiz, nº 1110 – 6º andar
Porto Alegre – RS
Horário de atendimento 9h00 às 18h00, mediante agendamento ou todas às 4ª Feiras para participação das sessões do IAB. Tel.: (51) 99913198 – Dra. Carmela Grüne
-
Rua Paulo Leal, 1.300,
Nossa Senhora das Graças,
Porto Velho (RO)
CONTATOS
iab@iabnacional.org.br
Telefone: (21) 2240.3173