"A cerimônia de inauguração do retrato do desembargador André Andrade foi emocionante e, para mim, foi uma honra representar o nosso IAB. No evento, foi sobrelevado o espírito humanitário do então diretor-geral da Emerj, bem como sua energia em driblar o contexto da pandemia pela Covid-19, de maneira a manter as atividades da Escola da Magistratura impecáveis”, afirmou Deborah Prates.
Doutor em Direito, o desembargador André Andrade dirigiu a Emerj no biênio 2019-2021 e foi responsável por conduzir a Escola para além da disseminação do conhecimento jurídico, mantendo a instituição viva durante um dos períodos mais difíceis da história, ao enfrentar a pandemia. “A Emerj sempre foi uma extensão da minha casa. Grande parte da minha vida está ligada à Escola, e é uma alegria enorme receber essa homenagem. Fui e continuo muito feliz aqui, e espero continuar sendo uma pessoa melhor, como aprendi aqui”, disse o ex-diretor-geral.
Atualmente, André Andrade é presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia e coordenador do Núcleo de Pesquisa em Liberdade de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais da Emerj.
A diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, elogiou o homenageado: “Ele será para sempre lembrado como o gestor que venceu a Covid-19”. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, ressaltou: “André pegou tempos quase impossíveis, mas, com inteligência e competência, conseguiu transformar o trabalho presencial em virtual sem perder a qualidade que a Escola proporciona”.