“Estamos trabalhando intensamente para firmar a abrangência nacional do Instituto e fortalecê-lo na sua luta permanente pela defesa do estado democrático de direito e dos princípios consagrados pela Constituição Federal, que hoje completa 33 anos”, afirmou Rita Cortez. Na apresentação dos novos consócios, Fábio Túlio Barroso também os classificou como “advogados de notável referencial jurídico e humanístico”. Ele criticou as modificações promovidas nas últimas três décadas na Constituição, “alterando a sua natureza social e cidadã”, mas defendeu a “valorização da Carta Magna, por sua preocupação inarredável com a democracia, que tem sido atacada nos últimos tempos”.
Jorge Folena reforçou a importância da busca pela meta traçada pela Diretoria: “O grande desafio assumido pela presidente neste seu segundo mandato é a consolidação da presença do IAB em todo o País, por meio das nomeações de representantes estaduais, posse de novos consócios e inaugurações de subsedes”. Sydney Sanches destacou a relevância de Pernambuco para a advocacia brasileira: “Matriz dos estudos do Direito no País, Pernambuco, com a sua longeva trajetória jurídica, tem caminhado de mãos dadas com o IAB na construção da democracia brasileira”.
Desconstrução – Na sua primeira manifestação como membro do IAB, o presidente da OAB/PE, Bruno de Albuquerque Baptista, que optou por atuar na Comissão de Seguridade Social, disse: “Neste dia em que a Constituição do Estado de Pernambuco também está fazendo aniversário, completando 32 anos, a data se torna ainda mais especial, ao assumir essa enorme responsabilidade de me tornar membro do IAB, que completou 178 anos de aprimoramento da ordem jurídica”. Theresa Christina de Albuquerque Nóbrega, que escolheu a Comissão de Direito Administrativo, falou que pretende ajudar o IAB “a combater o cenário de desigualdade social resultante de uma crise que vai muito além da pandemia”. Para a advogada, “em março de 2020, quando a Covid-19 chegou ao Brasil, o País já vivia uma situação de crise associada à desconstrução do Direito Constitucional Administrativo, sobretudo no que diz respeito à valorização da transparência das contas e à defesa do usuário do serviço público”.
A Comissão de Direito do Trabalho será reforçada pelo advogado Diego Nieto de Albuquerque. “De pronto, aceitei o desafio de engrossar as fileiras do IAB, que tem uma vocação democrática e histórica voltada para a proteção dos direitos fundamentais”, disse o novo consócio. Na Comissão de Direitos Humanos atuará Manoel Severino Moraes de Almeida, que disse: “Venho dessa terra chamada Pernambuco, que tem raízes na construção de um País republicano, pois além de ter sido o estado onde se iniciou o estudo jurídico no País, sempre teve uma advocacia atuante”. Paulo Collier de Mendonça optou pela Comissão de Direito do Trabalho e afirmou: “É uma grande honra ingressar no IAB, e espero contribuir de alguma forma com a produção jurídica do Instituto”.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!