Primeiro a ser empossado, Flávio Augusto Fernandes ingressou no Instituto por indicação do secretário-geral da Comissão de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Castro, da diretora de Publicações, Kátia Rubinstein Tavares, e do consócio Alexandre de Carvalho Ayres. Todos destacaram que a entrada de Flávio trará reforço para as atividades do IAB e da Comissão de Direito Penal, da qual ele fará parte. “Ele é pós-graduado na área, é um combativo criminalista e para mim foi uma honra ter assinado sua proposição de ingresso”, declarou Kátia.
Definido como um advogado de excelência por Paulo Fernando, Flávio teve sua conduta profissional exaltada: “Ele soma muito ao mundo do Direito e se engaja não apenas para absolver um cliente, mas também na luta pela democracia”. Já Alexandre Ayres afirmou que além de um grande jurista, o novo consócio é uma pessoa notável. “Flávio é um excelente profissional do Direito Penal, mas, para quem não o conhece, ele também é um querido amigo, pai e um homem honesto e pronto para o que se pretende fazer dentro da tão honrada Casa de Montezuma”, disse ele.
Ao fazer sua primeira fala na qualidade de membro do IAB, Flávio ressaltou a honra em fazer parte da instituição jurídica mais antiga das Américas. Em seu discurso, ele recuperou a figura de Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, fundador do Instituto. “Foi um homem à frente de seu tempo, que enfrentou o sistema, as desigualdades e as injustiças como poucos o fizeram no Brasil. Ele guarda lugar na história por conta de sua coragem, por não se dobrar às injustiças e pela defesa intransigente da democracia”, afirmou Flávio.
Matheus Eichler
A segunda a ler o compromisso de posse do Instituto foi Karina Santos, indicada pelo presidente e pelo membro da Comissão de Energia e Transição Energética, Bernardo Gicquel e Matheus Eichler, respectivamente. A advogada, que fará parte da mesma comissão, foi elogiada pela competência e experiência de mais de 15 anos no setor elétrico. “Essa área é muito complexa e precisa de especialistas. A nossa comissão, que se beneficiará muito pela entrada da Karina, também precisa de luzes para que possamos contribuir com a sociedade”, destacou Matheus.
Karina Santos
Em sua fala, a nova associada do IAB afirmou que é um privilégio poder tomar posse na entidade. “Ser representante desta renomada instituição centenária não é para poucos e vejo essa oportunidade como um chamado para melhor contribuir aos debates necessários à construção de um aparato legal mais robusto e adequado e para assegurar maior segurança jurídica à sociedade brasileira”, disse Karina.
Da esq. para a dir., Jorge Rubem Folena, Daniel Apolônio Vieira, Mariana Macedo, Sydney Limeira Sanches e Edmée da Conceição Cardoso
A Comissão de Compliance e Governança ganhou o reforço de Mariana Macedo, que foi indicada ao Instituto pelo presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Daniel Apolônio Vieira. Saudando a empossada, ele sublinhou que Mariana tem uma vasta experiência no setor empresarial e é especialista em Direito do Estado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj): “Ela é muito talentosa, hábil e goza de grande prestígio entre seus pares. Por isso, é uma grande satisfação conduzi-la à Casa de Montezuma”.
Mariana agradeceu pela oportunidade de integrar o Instituto e destacou o desejo em colaborar com as atividades promovidas pela entidade. “É uma alegria passar a contribuir com os debates desta Casa, onde seus membros são altamente qualificados e estão sempre colaborando para a defesa dos direitos fundamentais e nas discussões que estão na ordem do dia da advocacia brasileira”, afirmou ela.
Luto – No início da sessão, o presidente do IAB propôs um minuto de silêncio em memória da presidente da Comissão de Filosofia do Direito, Maria Lúcia Gyrão, que morreu nesta terça-feira (13/8). “Ela era uma associada muito presente e fazia uma condução brilhante da Comissão. Recentemente, ela foi homenageada pelo Instituto com a Medalha Levi Carneiro em razão da sua participação associativa ao longo de mais de 30 anos. Tenho certeza que agora estará nos olhando de um lugar melhor”, disse Sydney Sanches.