Carmela Grüne destacou como “a história de vida de Cléa Carpi ilumina, inspira pela sua brilhante trajetória, marcada pela defesa da boa aplicação das leis, o aprimoramento das instituições jurídicas, com grande relevância para o Estado brasileiro”. Ela também ressaltou o fato de a Faculdade de Direito, em 120 anos, ser dirigida pela primeira vez por uma mulher, a professora Cláudia Lima Marques, que é consócia do IAB. O evento também foi um reconhecimento a Sulamita Cabral, primeira professora concursada a integrar o corpo docente da faculdade.
Carmela Grüne
Aos 87 anos, Cléa Carpi, que é conselheira federal da OAB e ganhadora da Medalha Rui Barbosa, tem uma trajetória de pioneirismo marcada pela atuação na luta pelo Estado Democrático de Direito e no processo de redemocratização do País, nos movimentos das Diretas Já e pela anistia. Especializada em direitos humanos, é ainda conselheira honorária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do RS. A cerimônia lotou o saguão da faculdade, onde foram instaladas duas placas comemorativas.
A homenageada foi saudada pela diretora da faculdade, professora Claudia Lima Marques, e por sua vice, Ana Paula Motta Costa, na presença de estudantes, técnicos administrativos, professores e ex-alunos, além de autoridades representativas do cenário jurídico estadual e nacional, como o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, e o secretário da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacom), Wadih Damous.
Em sua fala de agradecimento, Cléa Carpi disse ter vivido momentos decisivos de sua vida naquele ambiente: “Há 64 anos, assumi a presidência do Centro Acadêmico André da Rocha. Aqui, vivi momentos épicos de luta dos universitários”. Ela ressaltou que a Faculdade de Direito da UFRGS foi a primeira criada no RS e a sétima no País. “Por aqui passaram os grandes Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos, que introduziram os ideais positivistas. Porque o Direito – pensavam eles – tem de ser livre, sem as correntes oficiais, sem as amarras do poder. E por aqui passaram várias figuras públicas, políticos, magistrados, advogados notáveis”, acrescentou a homenageada.
Lembrando que a data da homenagem marca o Dia do Advogado (11 de agosto), Cléa Carpi afirmou: “Neste especial dia da democracia para os advogados, neste dia de fundação dos cursos jurídicos, advogados e advogadas têm de ter presente que o Direito constitui a democracia, mas a construção sempre será uma obra da Justiça! Esta é a mensagem que termos de ter na nossa alma e na nossa caminhada”.
(Com informações do site da UFRGS.)