A quantidade inicial de doses faz parte de um lote de seis milhões que deverá chegar até o fim de dezembro deste ano. “Conseguimos com o Instituto Butantan 20 mil doses de vacina contra a gripe, que ainda estão sendo aplicadas na capital e no interior do estado”, disse Ricardo Menezes, ao comentar a boa relação da Caarj com o centro de pesquisa biológica. O bate-papo com Rita Cortez ocorreu na live sobre ‘Saúde da advocacia - diagnóstico e atuação conjunta’. Os advogados trataram dos problemas enfrentados na pandemia pela população e, particularmente, a categoria.
“A defesa da saúde foi deixada em segundo plano, por conta de disputas políticas, a ponto de haver hoje uma politização a respeito da aplicação compulsória da vacina”, criticou a presidente nacional do IAB. De acordo com a advogada trabalhista, grande parte da classe vem passando por um processo de empobrecimento. “A advocacia está sendo seriamente afetada por uma série de situações, algumas antigas e outras novas, como o amplo uso da tecnologia”, disse Rita Cortez.
A advogada trabalhista comentou o largo emprego das plataformas digitais: “É uma inovação que se tornou necessária, mas que tem afastado muitos advogados do exercício da profissão, por serem de idade avançada e não estarem acostumados com o mundo digital ou por não reunirem condições econômicas para investir nas novas tecnologias para trabalhar em home office”.
Equilíbrio – Rita Cortez se disse favorável ao equilíbrio entre julgamentos virtuais e presenciais. De acordo com ela, “os novos instrumentos têm que ser usados moderadamente, porque nem todos os julgamentos podem ser feitos virtualmente, embora uma parte significativa da magistratura já esteja se inclinando à manutenção das videoconferências, mesmo após a pandemia”.
Ricardo Menezes falou sobre as medidas tomadas pela Caarj para atender à advocacia na pandemia. Segundo ele, foram distribuídas, com o apoio da OAB Nacional, 7.690 cestas básicas e prestados 1.583 atendimentos psicológicos a distância. “O trabalho em domicílio por um longo período tem aumentado significativamente os casos de transtornos psicológicos”, disse.
Ele informou, ainda, que a Caarj tem atuado na agilização de internações hospitalares e transferências, e promovido programas de estímulo à realização de atividades físicas e à prática de alimentação saudável, além de descontos em farmácias conveniadas.
OS MEMBROS DO IAB ATUAM EM DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. FILIE-SE!