Quinta, 16 Setembro 2021 23:12

‘A paridade de gênero nas eleições da OAB é uma grande conquista’, afirma a presidente do IAB 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou virtualmente nesta quinta-feira (16/9) do Encontro da Região Sudeste da Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ). Na sua palestra sobre o tema Mulheres na liderança das instituições jurídicas, a advogada trabalhista destacou: “A paridade de gênero nas eleições da OAB é uma grande conquista, pois lutamos por muitos anos para alcançá-la, sendo fundamental valorizá-la para continuarmos fortalecendo as reivindicações da advocacia feminina”. O evento foi aberto pela presidente nacional da ABMCJ Nacional, Manoela Gonçalves, representante institucional do IAB em Goiás, e pela coordenadora da ABMCJ/Região Sudeste, Helena Delamonica. 
Rita Cortez falou sobre o seu conceito de liderança: “Liderar, para mim, é servir de paradigma e inspiração para que outras mulheres sigam os caminhos do empoderamento e contribuam para a ampliação das conquistas femininas”. A advogada defendeu que a luta das mulheres tenha caráter permanente, para que sejam ultrapassados obstáculos históricos. “O IAB completou 178 anos de construção e aperfeiçoamento do Direito brasileiro, mas eu sou somente a segunda mulher a presidi-lo, sendo, por isso, necessária a luta incansável para aumentar a presença feminina na política e superar preconceitos históricos”. 

 

Também participaram do encontro as presidentes das representações regionais da ABMCJ Catarina Cecin Gazele (ES), Fabiana Dal’mas Paes (SP), Maria Celeste Morais Guimarães (MG) e Alessandra Moreira dos Santos (RJ); a doutora em Direito Constitucional Edilene Lôbo, a procuradora de Justiça de SP Tereza Exner e a doutora em Direitos e Garantias Elisa H. Lesqueves Galante.