Sexta, 02 Julho 2021 19:49

‘A advocacia tem sido chamada para defender a ordem constitucional’, afirma Rita Cortez 

A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, participou nesta sexta-feira (2/7) da sessão conjunta virtual em homenagem ao centenário de nascimento de José Cavalcanti Neves, que presidiu o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), de 1971 e a 1974, considerado o período mais duro da ditadura militar. “A advocacia tem sido chamada para defender a ordem constitucional, que hoje está novamente sob ameaça, e protagonizar atitudes de resistência por meio das entidades que a representam”, afirmou Rita Cortez. José Cavalcanti Neves completará cem anos neste sábado (3/7). 
A sessão conjunta foi promovida pelo IAB, o CFOAB, a OAB/PE, o Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP/PE) e a Academia Pernambucana de Letras Jurídicas (APLJ), da qual o homenageado é membro, ocupando a cadeira 36. Ele foi representado por José Cavalcanti Neves Filho, que agradeceu “em nome de toda a família, pela emocionante homenagem”. A respeito de José Cavalcanti Neves, único pernambucano que até hoje presidiu a OAB Nacional, a presidente do IAB disse: “É invulgar a trajetória de vida e profissional do nosso homenageado, que se destacou à frente da Ordem, ao atuar como um guardião do Estado de Direito e dos valores que protegem a dignidade da pessoa humana”.  

Ainda de acordo com a advogada trabalhista, “no período em que esteve na presidência da OAB, ele foi um revolucionário ao defender, em plena ditadura militar, as garantias do cidadão contra o arbítrio”. Rita Cortez também citou o advogado Mário Sérgio Duarte Garcia, que morreu aos 89 anos, em São Paulo, no dia 9 de abril deste ano: “José Cavalcanti Neves e Mário Sérgio Duarte Garcia, que presidiu a Ordem de 1983 a 1985 e participou da campanha das Diretas Já, são paradigmas da advocacia brasileira”. José Cavalcanti Neves também foi presidente da OAB/PE, de 1953 a 1971. A OAB Nacional o agraciou, em 1981, com a Medalha Rui Barbosa, a mais importante comenda da advocacia brasileira. 

Participaram da sessão conjunta virtual o presidente da APLJ, Luiz Andrade de Oliveira; o secretário-geral da Comissão Nacional de Exame de Ordem, Gustavo Freire, que representou o presidente do CFOAB, Felipe Santa Cruz; o presidente do IAP, Gustavo Ventura; a secretária-geral da OAB/PE, Ana Luíza Mouzinho, e o representante estadual do IAB em Pernambuco, Fábio Túlio Barroso.