O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou, nesta nesta quinta-feira (20/11), nota de congratulação à indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). Atual advogado-geral da União, ele é membro da Casa de Montezuma e integra a Comissão de Direito Administrativo da entidade. “Espera-se que, ao assumir tão elevada função, o indicado atue com fidelidade aos princípios constitucionais, com especial atenção à proteção dos direitos sociais e dos direitos humanos, pilares fundamentais da nossa República”, diz o texto, assinado pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez.
Jorge Messias é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB). Ingressou na Advocacia Geral da União, na carreira de procurador da Fazenda Nacional, em 2007.
Em novembro de 2022, Messias foi o mais votado pela categoria em lista sêxtupla para o cargo de advogado-geral da União, elaborada pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), pela Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur) e pela Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni). No mês seguinte, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva confirmou a escolha de Messias como advogado-geral da União.
Leia a nota na íntegra:
Nota de congratulação à indicação do advogado Jorge Messias ao STF
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que desde sua fundação, em 1843, tem acolhido grandes nomes e ilustres pensadores do meio jurídico nacional, congratula o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, pela indicação do advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, membro da Comissão de Direito Administrativo desta Casa, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal.
A Casa de Montezuma manifesta sua confiança no compromisso do ilustre associado com a promoção da justiça, a defesa da ordem jurídica e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.
Espera-se que, ao assumir tão elevada função, o indicado atue com fidelidade aos princípios constitucionais, com especial atenção à proteção dos direitos sociais e dos direitos humanos, pilares fundamentais da nossa República.
Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2025.
Rita Cortez
Presidente nacional do IAB