A intenção é criar um Comitê pela Liberdade de Imprensa, que atue na defesa de repórteres ameaçados.
terça-feira, 9 de julho de 2019
Nesta segunda-feira, 8, um grupo de 40 advogados se reuniu com o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil. O objetivo da reunião foi mostrar apoio aos jornalistas envolvidos na divulgação de mensagens entre Moro e procuradores da Lava Jato.
A ideia é criar um “Comitê pela Liberdade de Imprensa”, para atuar em defesa de profissionais de comunicação ameaçados, neste e em outros casos que possam gerar represálias do Estado.
Iniciativa
A reunião acontece após a notícia de que a PF estaria vasculhando as contas bancárias de Glenn Greenwald por meio do Coaf - Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Por conta disso, o TCU notificou o ministro da Economia Paulo Guedes e Roberto Leonel de Oliveira Lima, presidente do Coaf, para darem explicações sobre a suposta investigação.
Presentes
O encontro com Greenwald reuniu representantes das principais entidades da advocacia brasileira, como OAB, IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa, Ibccrim - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, ABDJ - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros e a Associação dos Criminalistas do Rio de Janeiro.
As defensorias públicas Nacional e do Rio de Janeiro também estiveram presentes.
Confira as fotos da reunião: