Gestão Rita Cortez

2025/2028

Congresso da Abradep sobre participação feminina na política tem presença do IAB

Danielle Marques de Souza

O IV Congresso de Mulheres da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) contou com a participação da presidente da Comissão de Direito e Políticas Públicas do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Danielle Marques de Souza. O evento, organizado em parceria com o laboratório de inovação política Movimento Quero Você Eleita, foi realizado terça-feira (30/6), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O congresso teve como objetivo principal debater temas do Direito Eleitoral e Político focados na promoção, participação e inclusão das mulheres na política partidária e nos espaços de poder. Na oportunidade, Danielle destacou que políticas públicas de segurança e a participação política das mulheres são pautas interseccionais: “Se a influência de facções criminosas em territórios conflagrados já torna o ambiente político hostil e violento para os homens, que dirá para as mulheres”.

Da esq. para a dir., Danielle Marques de Souza e Vera Lucia Santana de Araújo

A solenidade de abertura contou com o lançamento de uma publicação institucional dedicada à pauta de gênero na política. Os debates técnicos do evento serão consolidados em uma Carta para consolidar proposições legislativas que possibilitem mais mulheres ocuparem espaços de proeminência, além do combate ao desequilíbrio na representação feminina na política.

Vânia Aieta

A edição do congresso também homenageou todas as mulheres que já ocuparam assento como ministras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre elas, a a ex-ministra substituta do TSE Vera Lucia Santana de Araújo, que é integrante da Casa de Montezuma. O evento também contou com a participação da presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, Vânia Aieta.

 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB