A representante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) no Rio Grande do Sul, Kalin Rodrigues, representou a entidade no XVII Encontro Nacional de Arbitragem e Mediação, realizado pelo Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima) nos dias 28 e 29 de maio, em Porto Alegre (RS). O evento, que teve como tema IA na mediação e arbitragem: desafios e oportunidades, reuniu especialistas de todo o País para debater os impactos da inteligência artificial nos métodos adequados de resolução de conflitos.
Na ocasião, também esteve presente o membro da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem e da Câmara de Mediação de Conflitos do IAB Douglas Alexander Prado, que lançou o livro Mediação na Era Digital – TICs e Inteligência Artificial, com apoio institucional do IAB. A obra aborda a transição do modelo analógico para o digital e o papel das plataformas tecnológicas no cenário pós-pandemia. Também são analisadas legislações, resoluções e jurisprudência, bem como questões éticas, de cibersegurança e de acesso à Justiça.
Durante a programação, Douglas Prado integrou o painel intitulado A ética e a responsabilidade decisória: os limites da Inteligência Artificial na solução de conflitos, ao lado da professora de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Aline Terra; da professora de Direito Empresarial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Gabriela Wallau e do advogado, árbitro e mediador Augusto Barros de Figueiredo.
O encontro teve como foco os desafios e as oportunidades trazidos pela Inteligência Artificial para os procedimentos de mediação e arbitragem. A programação incluiu debates sobre ética, responsabilidade decisória, gestão de controvérsias no setor público, governança, métodos consensuais de solução de conflitos e os rumos futuros da arbitragem e da mediação no Brasil.