Gestão Rita Cortez

2025/2028

Advogados do Goiás e do Rio de Janeiro tomam posse na Casa de Montezuma

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Nathalia Pereira, Elaine Molinaro, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

Nathalia dos Santos Cunha Pereira, Claudio Sergio Saldanha Marinho e Mariah Antunes Sabino de Carvalho, do Rio de Janeiro, e João Pedro Marra Nogueira, de Goiás, são os novos membros efetivos do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Eles foram empossados pela presidente nacional da entidade, Rita Cortez, durante a sessão plenária desta quarta-feira (1º/4).

A diretora da Associação Brasileira de Advogados – Rio de Janeiro (ABA/RJ), Elaine Molinaro, e Rita Cortez, foram as responsáveis pela indicação de Nathalia Pereira. A nova consócia é civilista e atuante na vida associativa: na OAB/Nova Iguaçu ela ocupa o cargo de diretora-adjunta da Comissão Escola Superior de Advocacia (ESA) e também é membro da Comissão de Processo Civil da ABA/RJ. “Nathalia é extremamente comprometida com o Direito, não apenas como técnica, mas como instrumento de transformação”, disse Elaine.

Além de advogada, a empossada atua como professora universitária. A aproximação com a academia fez com que ela visse o ingresso na Casa de Montezuma como um sonho e uma realização profissional. “Houve um tempo em que esse momento parecia distante, mas hoje vivê-lo é motivo de honra, emoção e, acima de tudo, responsabilidade”, declarou Nathalia. A advogada fará parte das Comissões de Direito Processual Civil e de Direito Civil, Famílias e Sucessões.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Marcos Luiz Oliveira de Souza, Claudio Sergio Saldanha Marinho, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

As duas comissões também contarão com o reforço de Claudio Sergio Saldanha Marinho, indicado ao IAB pelo diretor de Atividades Desportivas, Marcos Luiz Oliveira de Souza. “Ele é uma pessoa atuante na vida acadêmica e também na associativa. Me alegro de ter feito essa proposta, certo de que ganha o Instituto e também o Claudio”, saudou o indicante. O empossado ainda recebeu boas vindas do consócio Marcos Ferrer: “Ele é um amigo de décadas, com um currículo invejável. Sei que sua presença agregará muito à instituição”.

Com décadas de atuação na advocacia e mais de 30 anos de devoção ao magistério, Claudio Sergio afirmou que chega ao IAB, mesmo após os 70 anos, com vontade de trabalho e jovialidade. Ele também guarda com a entidade uma história familiar: é descendente de Joaquim Saldanha Marinho, que presidiu a Casa de Montezuma entre 1873 e 1892. “É uma honra ingressar nesta Casa. Estou aqui com o viés de colaboração sempre presente na minha vida profissional e me coloco à disposição do Instituto”, disse Claudio.

Da esq. para a dir., Bernardo Gicquel, Marcia Dinis, Mariah Antunes, Rita Cortez e Edmée da Conceição Cardoso

A diretora Cultural e de Atividades Artísticas, Marcia Dinis, fez a saudação a Mariah Antunes Carvalho, sua afilhada institucional. Ela contou que ambas trabalham juntas em processos, nos quais é possível ver o compromisso e a ética da empossada. “Mariah é uma advogada jovem, mas muito dedicada ao estudo do Direito e à profissão. Nas causas, tem sempre uma solução brilhante, pragmática e eficiente”, elogiou Marcia.

O desejo de participar ativamente das atividades promovidas pelo IAB teve destaque no discurso de Mariah, que fará parte das Comissões de Direito Digital e de Direito do Consumidor. “Estar aqui significa me vincular a uma instituição que participa ativamente da construção do pensamento jurídico do País. Com certeza farei o meu melhor para estar à altura desse trabalho, trazendo não apenas minha experiência prática, mas minha disposição em ouvir e aprender”, completou.

João Pedro Marra Nogueira

Novo membro da Comissão de Direito Agrário, João Pedro Marra Nogueira ingressou no IAB por indicação da representante institucional no Goiás, Manoela Gonçalves Silva. “Estamos recebendo um profissional que vem para somar aos nossos debates com seu vasto conhecimento. Ele tem se mostrado um excelente advogado, comprometido com a Justiça e com a democracia. Que a sua chegada ao Instituto consolide ainda mais nossa luta por um mundo melhor”, desejou a indicante.

Manoela Gonçalves Silva

O empossado é mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e também manifestou desejo em empenhar seus conhecimentos nos estudos desenvolvidos pela Casa de Montezuma. “No tempo em que o acesso à Justiça ainda é uma promessa distante para parte dos brasileiros, o papel do IAB se renova e amplia. Com essa consciência assumo minha cadeira, disposto a contribuir e aprender com a tradição que me precede”, afirmou João Pedro.

 

Cursos

Eventos

Webinar
Papo com o IAB