O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) assinaram, nesta quarta-feira (4/2), termo de cooperação com o objetivo de promover a integração institucional e o desenvolvimento de atividades culturais e acadêmicas conjuntas. O documento, firmado durante a sessão plenária da Casa de Montezuma, prevê foco na produção, pesquisa e divulgação do conhecimento jurídico, além de iniciativas relacionadas à inovação, tecnologia e modernização da prática jurídica.
Assinaram o convênio a presidente nacional do IAB, Rita Cortez, o diretor executivo da AB2L, Daniel Marques, e os diretores do Instituto de Parcerias e Convênios, Debora Batista Martins, e de Relações Institucionais, Adilson Pires. “Esses convênios representam um intercâmbio valioso de conhecimento e uma forma de dividir saberes com ainda mais pessoas”, comentou a advogada à frente da condução do Instituto.
De acordo com o termo, a parceria prevê a realização de conferências, seminários, debates, estudos, concursos e palestras, bem como o intercâmbio de informações, experiências e boas práticas entre as duas instituições, respeitada a natureza acadêmica e cultural do IAB. O documento também estabelece a possibilidade de compartilhamento de ações educacionais, como a cessão de vagas em cursos presenciais e a participação em cursos a distância, além de outras atividades compatíveis com o regime de cooperação.
Daniel Marques celebrou a parceria e destacou: “A AB2L é uma empresa de inovação jurídica e, por isso, é uma honra estar ao lado de uma instituição tradicional. Esse acordo significa que o novo e a tradição caminham juntos”. Ele também pontuou que as atividades em parceria terão início a partir de um evento da AB2L que ocorrerá em maio, no porto do Rio de Janeiro. Com expectativa de grande público, o encontro contará com a presença de Rita Cortez e terá uma mesa com membros do IAB.
Para manter vivas outras parcerias firmadas pela Casa de Montezuma, Adilson Pires anunciou que serão criados canais de comunicação com entidades já conveniadas. “A ideia é desenvolver ainda mais esse trabalho e tornar efetivo o propósito dos convênios”, contou. Débora Martins sublinhou que a diretoria pretende instituir um grupo de trabalho “para avaliar as comissões que podem criar parcerias com instituições e promover palestras em áreas específicas”.