Com o objetivo de fortalecer a atuação junto aos tribunais superiores, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) inaugurou, nesta quarta-feira (4/2), uma procuradoria-geral que fará parte da diretoria. O setor será dividido em núcleos com foco em diferentes especialidades do Direito, para que a entidade possa aumentar a interlocução com o Judiciário, oferecendo mais auxílio, por exemplo, como amicus curiae, em ações nas cortes brasileiras.
Segundo a presidente nacional da Casa de Montezuma, Rita Cortez, a procuradoria será uma forma de organizar e otimizar esse trabalho. Além disso, poderá oferecer reforço aos segmentos administrativos da entidade e ampliar o papel de apoio técnico que o IAB já oferece ao Judiciário. “Além de atuar como amicus curiae, poderemos ganhar protagonismo ingressando com ações nos tribunais superiores”, disse a advogada.
O procurador do IAB, Fernando Orotavo Lopes da Silva Neto, será o responsável pela condução dos trabalhos e, durante a inauguração, agradeceu a diretoria pela confiança. “Como advogado, não sei de tudo dentro do universo do Direito. E são várias as causas que se apresentam para que o IAB se posicione, então é interessante otimizar os trabalhos por núcleos especializados”, afirmou ele.